Toxoplasmose pode ser prevenida

A atriz Miriam Pires, a dona Clementina da novela Senhora do Destino, morreu nesta semana, aos 77 anos, após dois meses de internação devido à toxoplasmose, uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas claros, mas que pode ser prevenida com cuidados simples.

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, liberado nas fezes de filhotes felinos, como gatos e, também encontrado em pombos. A doença acontece quando o ser humano ingere carnes cruas ou vegetais mal lavados que tenham entrado em contato com as fezes dos animais hospedeiros. Apesar de não ser transmissível, a toxoplasmose é passada da mãe para o feto, causando má formação congênita ou até mesmo aborto. A contaminação pode ser detectada por meio de exames pré-natal e do acompanhamento médico durante a gestação.

Sintomas
A toxoplasmose se manifesta de forma branda, e pode começar com febre, dor de garganta, dores generalizadas, ínguas espalhadas pelo corpo, prostação e dificuldade de enxergar, chegando a alteração na função hepática.

Diagnóstico
Na maioria dos casos a toxoplasmose é assintomática, ou seja, a pessoa não apresenta indícios de que está contaminada pelo protozoário. A confirmação só acontece depois que os médicos descartam alguns tipos de doenças, como gripe, e pedem a realização de exames exames sangüíneos. Apenas um médico com experiência na área, geralmente um epidemologista, pode diagnosticar com precisão a doença.

Tratamento
São utilizados medicamentos específicos para a doença. Normalmente o tratamento tem a duração de 30 a 40 dias.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home