Estréia loja de músicas online da Microsoft 

Hector Lima
 
A Microsoft deve inaugurar esta semana um serviço de venda de músicas online similar ao iTunes da Apple. A notícia é uma surpresa porque ter uma loja de músicas nunca esteve nos planos da mega-corporação, ainda que seja uma promessa de longa data, já esquecida por muitos.

"Ainda estamos muito confortáveis com a estratégia de dar condições para que muitos e muitos parceiros montem essas coisas, ao invés de erguer um serviço proprietário fechado nosso" foi a declaração do manager David Caulton em maio de 2003.

Todos têm direito de mudar de idéia. A gigante de Redmond mudou quando a dobradinha iTunes-iPod criou massa crítica suficiente para se tornar sinônimo de música digital portátil - e ícone Pop.

A loja da Microsoft, ainda sem um nome oficial, deve abrir nesta quinta-feira, quando uma nova versão beta do Windows Media Player 10 será tornada disponível. A jogada é distribuir música através do novo software, criando a necessidade de os consumidores dependerem exclusivamente dos produtos da empresa. Uma vez com o software rodando em seus PCs, os clientes da loja poderão baixar músicas ao custo de US$ 0,99 cada e papear com outras pessoas através de uma função de chat.

Além de enfrentar processor antitrustes mundo afora, a Microsoft foi obrigada nos Estados Unidos a tirar um link escondido no Windows que abria uma janela do Internet Explorer para uma loja de CDs da empresa. Isso sem contar a pressão judicial de entidades européias e da RealNetworks, que alega que o uso do WMP em um serviço de venda de músicas não passa de monopólio puro e simples.

A iniciativa da Microsoft parece ter mais a ver com marcação de território do que com um projeto mais competitivo porque, ao contrário da Apple, não há um gadget simpático envolvido no pacote.

Ainda que exista uma variedade de opções de hardware quando se fala de MP3 players portáteis, o iPod já está enraizado demais na mente dos usuários (de PC inclusive) para ser deixado de lado tão rápido.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home