Finlândia sedia disputa com guitarras imaginárias
 


A cidade de Oulu, na Finlândia, é a sede a partir de hoje do 9º Campeonato Mundial Anual de Guitarra Aérea, que reúne aspirantes a roqueiros em uma disputa com instrumentos imaginários. A Bélgica pode não ser famosa internacionalmente por seus roqueiros e guitarristas, mas Ron "Bucketbutt" Van den Branden vai tentar melhorar sua posição no ranking mundial.

Ron foi escolhido como o representante belga na competição depois de ter impressionado os juízes das eliminatórias nacionais. Enrolado em papel celofane, com uma luva de borracha na cabeça, Ron enlouqueceu a multidão com seu dedilhado "influenciado pela ficção científica".

Expressões faciais
Van den Branden agora vai concorrer com outros 14 heróis da guitarra imaginária de todo o mundo, no campeonato que começa hoje e dura dois dias. Entre eles também estão o neozelandês Tarquin "The Tarkness" Keys, o holandês Michael "Destroyer" Heffels, o finlandês "Doctor" David Nystrom e a americana Miri "Sonyk Rok" Park ¿ a primeira mulher a vencer uma competição nacional.

Para os não iniciados, a chamada guitarra aérea é a arte de simular um solo de guitarra ou uma seqüência com uma guitarra imaginária e as expressões faciais apropriadas. "A guitarra aérea é uma forma de se render totalmente à música sem ter um instrumento de verdade", diz Martika Lamberg, uma das organizadoras do campeonato.

"Qualquer um pode sentir o gosto do estrelato do rock'n roll tocando guitarra aérea. Não é necessário nenhum equipamento, e não há necessidade de um local ou uma habilidade especial." "Na guitarra aérea, todos são iguais, independente de raça, gênero, idade, status social ou orientação sexual", completa.

Prazer secreto
O que começou como um prazer secreto de fãs de heavy metal, limitados à performance em frente ao espelho do quarto, se tornou uma animada competição acompanhada por milhares de pessoas.

Ponto alto de um festival de vídeos musicais realizado todos os ano na Finlândia, a competição atrai milhares de fãs. Os finalistas têm que tocar durante um minuto a música que eles só vão ouvir no fim da performance, além de uma música escolhida por eles.

Não há uniforme ou traje, e os concorrentes podem usar acessórios, como palhetas, por exemplo. Eles também podem escolher se querem dedilhar ou tocar todas as cordas ao mesmo tempo. Os competidores são julgados pela originalidade, habilidade de incorporar a música, carisma no palco, técnica, habilidade artística e - nem precisa dizer - a "aerização".

O ganhador recebe uma guitarra elétrica Flying Finn de verdade, feita à mão, no valor de 2,5 mil euros (quase R$ 9 mil). O concurso é transmitido ao vivo, pela internet.
 
BBC Brasil

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home