Cientistas preparam-se para raro fenômeno astronômico

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - A Europa, o Oriente Médio e grande parte da Ásia e da África vão acompanhar no próximo mês um evento astronômico que não acontecia há 122 anos -- a passagem do planeta Vênus em frente ao Sol.

Se as condições climáticas forem favoráveis, durante seis horas no dia 8 de junho, os astrônomos e o público em geral conseguirão ver o planeta batizado em homenagem à deusa grega do amor e da beleza passar entre a Terra e o Sol.

O fenômeno é considerado único porque aconteceu pela última vez em 6 de dezembro de 1882. O próximo está previsto para ocorrer em 6 de junho de 2012, mas será visível apenas da Grã-Bretanha e de outras partes da Europa.

"Algo maravilhoso, algo espantoso acontecerá no dia 8 de junho e será testemunhado por milhões de pessoas em todo o mundo", disse na terça-feira Gordon Bromage, professor de astronomia da Universidade de Lancashire Central (Grã-Bretanha). "Esse é um fenômeno astrológico extremamente raro".

A passagem de Vênus pela frente do Sol será visível durante a manhã na Grã-Bretanha e na maior parte da Europa e da África, e durante a tarde no Oriente Médio, na Rússia e na Índia. O extremo oriente terá uma visibilidade limitada do fenômeno.

O planeta aparecerá com cerca de 1/30 do tamanho da estrela.

Os cientistas avisaram os curiosos para não olharem diretamente para o Sol com os olhos nus ou por meio de telescópios ou câmeras fotográficas porque isso pode provocar cegueira.

Durante a passagem, as órbitas de Vênus e da Terra, que possuem ângulos diferentes, vão se alinhar perfeitamente. Isso acontece quatro vezes a cada 243 anos.

"Esse será um período de seis horas muito especial", disse Bromage.

O evento é importante não apenas por ser raro. Em oportunidades anteriores, por exemplo, os cientistas tiveram a chance de medir o tamanho do universo e a distância entre a Terra e o Sol.

"Sem isso, não poderíamos medir quaisquer distâncias no universo", disse Bromage.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home