PC reconhece fala e analisa audição

da Folha de S.Paulo

A interação entre o PC e os sentidos sonoros (fala e audição) é, talvez, a mais evoluída. Os programas de reconhecimento de voz, por exemplo, já alcançaram sofisticação considerável.

O ViaVoice, que foi desenvolvido pela IBM (www-3.ibm.com/software/speech), permite que o usuário dite textos de maneira natural, ou seja, sem fazer pausas entre as palavras.

A única exigência é que, antes de usar o soft, é preciso treiná-lo. Para fazer isso, é preciso ler em voz alta textos predefinidos (a última versão do programa trazia, entre outras opções, um conto de Machado de Assis).

Quer dizer: cada pessoa que deseja utilizar o ViaVoice tem de retreinar o programa. Além disso, as alterações no tom de voz causadas por gripes e resfriados podem confundir o software.

O soft também integra comandos de voz à utilização dos demais programas --você pode criar e salvar arquivos ou navegar na internet dando ordens verbais. O ViaVoice, que chegou a ter uma versão para o português, foi vendido para a ScanSoft (www.scansoft.com), que, segundo a IBM, não o comercializa no país.

Música

O formato de compressão MP3, que permite reduzir em até 90% o tamanho de arquivos sonoros e viabilizou a troca de músicas pela internet, explora características da audição humana.

Grosso modo, o processo é o seguinte: se houver dois sons parecidos, mas com intensidades diferentes (dois violões, por exemplo), o compressor MP3 simplesmente descartará o som mais fraco. Como seu cérebro tende a ignorá-lo, o ouvinte não perceberá a diferença. Leia uma explicação em entertainment.howstuffworks.com/mp31.htm.

O som surround, que usa vários canais de áudio para criar a sensação de envolvimento, já está presente em quase todos os DVDs, mas também pode chegar às músicas. Ao desenvolver o formato Windows Media 9, similar ao MP3, a Microsoft incluiu um modo que permite incluir cinco canais de áudio em apenas um arquivo musical. Para conferir o efeito, baixe as músicas oferecidas no site www.microsoft.com/windows/windowsmedia/domorewith/sursoshowcase.aspx (o micro precisa ter o tocador Windows Media Player 9 e placa de som multicanal).

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home