Celular permitirá falar em silêncio

da Folha de S.Paulo

Falar sem usar as cordas vocais, saber de qual direção uma ligação telefônica está vindo ou se comunicar com os cinco sentidos são algumas das capacidades que pesquisadores japoneses pretendem levar aos celulares do futuro.

Instalados em laboratórios ultramodernos nos arredores de Tóquio, cerca de 900 cientistas trabalham para a NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia móvel do Japão.

"Estamos trabalhando nos cinco sentidos. O olfato e o paladar provavelmente serão os mais difíceis", afirma Toshio Miki, diretor de multimídia.

Um dos recursos da próxima geração de celulares poderia ajudar a encontrar amigos em lugares públicos.

Para conseguir esse efeito, a função reproduziria a voz do interlocutor de acordo com a posição dele.

Quer dizer: se a pessoa com quem você estivesse falando se encontrasse à sua esquerda, a voz dela pareceria vir dessa direção. A NTT DoCoMo também está desenvolvendo uma função que tornaria os celulares capazes de entender o que o usuário está dizendo por meio da observação dos músculos faciais dele --você não precisaria emitir sons para falar utilizando o aparelho.

O recurso se destina a situações em que o silêncio é primordial (numa biblioteca, por exemplo), mas também pode ajudar em ambientes muito ruidosos, em que o barulho atrapalha a captação de sons pelo microfone embutido no telefone celular.

Após três anos de pesquisa, a empresa conseguiu fazer um protótipo entender as cinco vogais do idioma japonês sem que elas fossem pronunciadas --a movimentação dos músculos faciais foi detectada por eletrodos conectados ao rosto do usuário.

A NTT DoCoMo está trabalhando no reconhecimento de consoantes, que são bem mais numerosas e podem representar um desafio maior. Os sons do idioma inglês também fazem parte do projeto de pesquisa da empresa.

Com France Presse  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home