Estudo comprova semelhança entre cães e donos
 


Um estudo psicológico, realizado pela Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, comprovou a velha máxima que os cachorros se parecem com seus donos e vice-versa. A pesquisa, entretanto, verificou que se trata de uma tendência humana de escolher um amigo canino que seja semelhante a si mesmo.

Os trabalhos revelam que os proprietários "escolheram um cachorro que, em certo grau, lhes parece, desde que se trate de um cachorro de raça pura", O estudo foi publicado na revista americana Psychological Science.

Os psicólogos fotografaram separadamente 45 cachorros e seus proprietários. Depois, mostraram a estudantes que participaram do trabalho uma imagem de uma pessoa e de dois cachorros com o objetivo de descobrir que cachorro pertencia à pessoa da foto. O acerto maior ocorreu com os proprietários que tinham cães de raça. Os 28 estudantes acertaram 16 dos 25 pares de donos e seus cães de raça.

No caso dos cães vira-latas, não houve identificação, o que levou os pesquisadores a estabelecerem que as pessoas que têm um cachorro de raça o escolhem em função de semelhanças físicas ou comportamentos em comum.

"Uma vez que os pesquisadores puderam confirmar a forte incidência da semelhança entre os proprietários e os cachorros de raça e nenhuma incidência quanto aos cachorros vira-latas, concluíram que a semelhança se deve à seleção que o proprietário faz no momento de adquirir o animal", explica o psicólogo Nicholas Christenfeld, que organizou o estudo. A conclusão desqualifica uma teoria antiga que chegou a apontar uma convergência física entre o dono e o cachorro relacionada à quantidade de tempo de convívio.
  Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home