Estudos explicam a utilidade dos sonhos
 

A falta de métodos quantitativos e hipóteses testáveis desacreditou, perante a ciência, as teorias de Sigmund Freud (1856-1939) e Carl Jung (1875-1961) sobre a utilidade dos sonhos. Mas, depois de quase um século de distanciamento e rejeição, estudos recentes têm confirmado que os insights psicanalíticos tinham fundamento.

Um deles se refere aos "restos do dia", conceito proposto por Freud para explicar a aparição no sonho de elementos vindos de experiências vividas no dia anterior. O segundo é o reconhecimento de que esses sonhos residuais desempenham papel importante no aprendizado e na consolidação da memória, fazendo com que as mais recentes migrem do hipocampo para o neocórtex.

No artigo "Sonho, memória e o reencontro de Freud com o cérebro", publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, o pesquisador Sidarta Ribeiro, do Departamento de Neurobiologia do Centro Médico da Universidade de Duke, em Durham, nos Estados Unidos, se propõe a descrever a trajetória da neurociência e da psicologia experimental na comprovação das teorias defendidas pela psicanálise.

» Leia mais sobre o estudo

A partir da compilação de trabalhos científicos, Ribeiro afirma que "existe sólida evidência de que a reativação neural durante o sono provoca o processamento neurofisiológico e gênico das memórias recentes, explicando o papel do sono e sobretudo dos sonhos no aprendizado".

Para o pesquisador, o reencontro das teorias propostas pela psicanálise com o empirismo da ciência não é motivo de surpresa, uma vez que tanto a neuroanatomia quanto a neurologia eram de extrema importância na época da formação de Freud.

De acordo com o artigo, o marco de fundação da neurobiologia dos sonhos foi a descoberta, em humanos, de que longos episódios de sono sem sonhos, caracterizados por ondas eletroencefalográficas lentas ("slow-wave sleep", SWS), são sucedidos por episódios curtos de sono com sonhos, caracterizados por eletroencefalograma cortical rápido e movimentos oculares involuntários ("rapid-eye-movement sleep", REM).

Este achado deflagrou um grande progresso no entendimento dos mecanismos cerebrais responsáveis pela geração dos sonhos. No entanto, a elucidação das funções biológicas dos sonhos demorou bem mais a amadurecer. A despeito de estudos experimentais pioneiros, foi somente após 1970 que a ciência começou a reconhecer o papel decisivo do sono na consolidação de memórias.

Os principais achados a favor desta visão são: o efeito negativo da privação de sono sobre a aprendizagem, o aumento da quantidade de sono após a aquisição de memórias, e o fato de que ritmos hipocampais típicos do estado de alerta comportamental também caracterizam o sono REM. Dado o envolvimento do hipocampo na aquisição de memórias, estes resultados sugeriram que o sono facilita o processamento de novas de informações.

A investigação dos mecanismos subjacentes ao papel mnemônico do sono levou a dois resultados importantes: o bloqueio de síntese protéica durante o sono danifica a aquisição de memórias, e padrões de atividade neuronal relacionados às experiências da vigília reaparecem no hipocampo durante o sono. Tendo em vista que o aprendizado duradouro requer modificações sinápticas dependentes de atividade neuronal e de síntese protéica de novo, sugere-se que o sono abriga ambos os mecanismos postulados por Hebb29 como necessários e suficientes para explicar a consolidação de memórias: reativação neuronal pós-estímulo ("reverberação") e plasticidade sináptica ("mudança estrutural").

A reverberação de atividade neural durante o sono foi detectada em roedores, humanos e mesmo pássaros canoros. Demonstrou-se que tal reverberação neural preserva relações temporais da atividade neuronal da vigília, correlaciona-se com o conteúdo aprendido em tarefas cognitivas, prediz quantitativamente as taxas de aprendizado antes do sono, chega a durar até 48 horas em várias estruturas telencefálicas, e é mais robusta durante o sono SWS que durante a vigília ou o sono REM.

 Revista Pesquisa Fapesp

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home