Restrinja o acesso a dados no micro

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

"Como impedir que usuários acessem as pastas pessoais no disco em um micro compartilhado?" (Lucas Teodózio)

Resposta

Os sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP têm recursos que possibilitam atribuir permissões de acesso a pastas e arquivos. Para ativar esse recurso, o sistema de arquivo nos discos rígidos precisa ser o NTFS.

No Windows XP, ative o programa Informações do sistema pelo menu Programas/Acessórios/Ferramentas de sistema. Clique no item Componentes no painel da esquerda e, em seguida, em Armazenamento e drives.

Para converter um volume ou uma unidade para o NTFS, você deve usar o comando Convert, que deve ser executado pelo botão Iniciar/Executar. Consulte a Ajuda do Windows sobre esse comando. Se usar o sistema NTFS, crie ou negue permissões de acesso a um usuário específico ou a um grupo. Clique com o botão direito sobre a pasta ou arquivo e selecione Propriedades. Clique na guia Segurança. Escolha o usuário no painel superior e indique as operações que podem ser executadas, como leitura e gravação.

Outra solução é tornar a pasta privada. Isso só pode ser feito com a pasta Meus documentos ou com os diretórios contidos nela. Clique sobre a pasta com o botão direito, selecione Propriedades e clique na guia Compartilhamento. Marque o item Tornar esta pasta particular. O item só estará disponível se o sistema for o NTFS.

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home