PC compacto tem visual arrojado, mas apresenta falhas

ODEMIR MARTINEZ
BRUNO MAURICIO
FALVO MÁRIO AUGUSTO PAZOTI
especial para a Folha de S.Paulo

O microcomputador LCD PC Hightech apresenta visual arrojado --a CPU e o monitor de cristal líquido ficam integrados-- e traz mouse e teclado sem fios.

Sua configuração é a seguinte: placa-mãe ECS M925, processador Intel Pentium 4 de 2,4 GHz, 512 Mbytes de memória RAM do tipo DDR, monitor LCD de 17 polegadas, placa de vídeo S3 Graphics ProSavage de 32 Mbytes (on-board, ou seja, embutida na placa-mãe), disco rígido Seagate de 20 Gbytes, placa de som VIA AC97 (on-board), leitor de DVD-ROM, placa de rede Fast Ethernet 10/100 (on-board) e modem HSP56 Micromodem.

O monitor de cristal líquido apresenta caixas de som nas laterais. A CPU fica embutida na sua parte traseira. Além de poupar espaço, essas características conferem um desenho arrojado ao equipamento. Como o PC tem mouse e teclado sem fios, cria um ambiente de trabalho agradável, no qual os únicos cabos necessários são o de alimentação e o de rede.

Com 17 polegadas, o LCD exibe imagens de ótima qualidade, com resolução máxima de 1.280x1.024 pontos e 32 bits de cor. Seu painel frontal traz um conjunto de seis botões para controlar os ajustes do monitor (OSD) e do computador (botão liga/desliga, controle de áudio e outros).

Entre as funcionalidades do monitor, como brilho, contraste e posicionamento, destaca-se o botão Auto, que proporciona um ajuste automático da imagem.

O LED que indica atividade do disco rígido não funcionou, caracterizando uma pequena falha do equipamento.

Localizado na lateral esquerda do monitor, o leitor óptico (DVD-ROM) é similar aos encontrados em notebooks. Como ele fica na vertical, o usuário deve ter cuidado ao inserir e retirar discos.

Expansão

Como o computador não possui dispositivo para armazenamento externo de dados, como uma unidade de disquetes ou um gravador de CDs, a troca de informações só pode ser feita via rede ou por meio de dispositivos externos que se conectem as saídas de padrão USB, serial ou paralela.

O mouse e o teclado sem fios se conectam à máquina por meio de radiofreqüência.

O usuário recebe um transmissor de aproximadamente 7,0 x 2,5 x 1,5 cm que deve ser conectado a uma entrada USB. O teclado apresenta design agradável e um interessante conjunto de teclas de atalho dispostas na lateral e em sua parte superior.

Elas permitem ao usuário acessar recursos como fechamento de janela, cópia, colagem, avanço e retrocesso de página, acionamento do Word, do Excel e do Power Point e controles multimídia.

Embora tenha o mesmo tipo de design e também não utilize fios, o mouse fornecido não funcionou durante os testes realizados, o que exigiu a sua substituição por um mouse convencional.

O produto foi recebido sem manuais, ou seja, não havia instruções sobre instalação, configuração e características técnicas. Além disso, os discos com os programas do sistema também estavam faltando. Isso é considerado um ponto negativo, pois dificulta a instalação do PC.

O fabricante afirmou que os manuais estão sendo providenciados e deverão acompanhar o produto em seu lançamento.

Um dos pontos positivos do computador é a sua facilidade de manutenção. Os modelos compactos costumam dificultar o acesso ao hardware, mas isso não ocorre no LCD PC Hightech.

Após a retirada da tampa traseira, que é presa ao gabinete por quatro parafusos, o interior do computador fica exposto, permitindo a manutenção da placa-mãe, da memória, da fonte de alimentação e do disco rígido.

Um detalhe importante é o espaço disponível para incorporar mais um disco rígido. Por outro lado, a placa-mãe possui apenas dois slots (conectores) PCI, sendo que um deles é inutilizado devido ao uso de um adaptador para que a placa de modem fique ajustada ao espaço do gabinete. Isso limita a capacidade de expansão do PC (não é possível instalar uma placa de vídeo moderna, por exemplo).

Conclusão

O LCD PC Hightech é um computador compacto com desenho arrojado, que integra monitor LCD de 17 polegadas e caixas de som, indicado para pessoas que valorizam a estética de um PC.

Deverá ser comercializado por R$ 5.500 pela PrintLife (www.printlife.com.br). Os problemas verificados durante os testes indicam mau controle de qualidade, o que não é aceitável para um produto de informática. Por isso, o consumidor deve verificar o pleno funcionamento do equipamento antes de sua aquisição.

Odemir Martinez Bruno é doutor em física pela USP e docente e pesquisador do ICMC-USP, onde atua nas áreas de visão artificial, bioinformática e computação paralela. Mauricio Falvo e Mário Augusto Pazoti são mestrandos em ciência da computação pelo ICMC-USP.  

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home