Empresa alerta para o uso responsável dos IM no trabalho

Da Redação
Em São Paulo

O que era brincadeira de adolescente virou ferramenta de trabalho. Esse é o atual status das mensagens instantâneas, que aliam a eficiência do e-mail com o imediatismo de uma ligação telefônica, além de proporcionar significativa redução de custos.

Segundo o instituto de pesquisas IDC, mais de 76 milhões de pessoas no mundo utilizaram mensagens instantâneas no ambiente de trabalho em 2003. Contudo, muitas empresas insistem em negar essa realidade, em nome da segurança.

Na visão da Websense, fornecedora de soluções para gerenciamento do uso da Internet nas empresas, é bem verdade que existem desafios técnicos e culturais que precisam ser superados.

"Trabalhar com os clientes on-line não é a mesma coisa que trabalhar com eles ao telefone. Daí o desafio, por exemplo, de assegurar que o texto escrito seja veiculado em tom amistoso para o cliente, sem colocar os recursos de emoticons para manter o profissionalismo", explica Marcos Prado, gerente de canais da Websense para o Brasil.

Mas isso não quer dizer que seja preciso matar o doente para acabar com a doença. Abrir mão das mensagens instantâneas no ambiente profissional significa ignorar uma poderosa e econômica ferramenta de comunicação, para não mencionar uma possível visão de atraso tecnológico por parte de clientes, parceiros e fornecedores.

A recomendação da Websense é que as empresas utilizem um produto de mensagens instantâneas ou um gateway que permita monitorar e arquivar os diálogos, garantindo a segurança das informações críticas para a companhia. Além disso, vírus, worms e spam já atingem também essa categoria de programa, então se faz ainda mais necessário o emprego desse tipo de ferramenta de proteção.

Com essa finalidade, a Websense anunciou recentemente o módulo Instant Messaging (IM) Attachment Manager, que complementa gerenciamento de mensagens instantâneas disponíveis no software Websense Enterprise, com recursos para administração de arquivos anexos e largura de banda da rede e controle de responsabilidade legal. Tudo isso sem comprometer os benefícios que as mensagens instantâneas podem trazer para o ambiente de trabalho.


 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home