Programa pode bloquear download de músicas ilegais

da Folha Online

As gravadoras norte-americanas estão apostando em um pequeno programa para acabar com a troca de músicas via redes de compartilhamento de arquivos. O aplicativo, desenvolvido pela companhia Audible Magic, consegue detectar arquivos ilegais circulando pelas redes e impede que as músicas sejam transferidas para outros computadores.

A vantagem, afirmaram as gravadoras, é que o aplicativo pode ser instalado tanto nos equipamentos que controlam o tráfego das redes --como roteadores e modems-- ou então pode ser embutido nos próprios softwares para troca de músicas, como o Kazaa, Morpheus e Grokster.

Segundo o jornal "The New York Times", as empresas que desenvolvem os programas para compartilhamento de arquivos alegam não ter como controlar a violação dos direitos autorais. Por isso, o programa da Audible Magic seria fundamental para evitar a pirataria on-line.

Para que o sistema funcione, porém, será preciso fazer com que a Sharman Networks --responsável pelo Kazaa-- e outras empresas que produzem programas para trocas de músicas acrescentem o mecanismo desenvolvido da Audible Magic em seus programas.

De acordo com alguns analistas ouvidos pelo "New York Times", a medida é improvável. "Isso destruiria as redes de troca de arquivos", disse Mark Ishikawa, diretor-executivo da BayTSP, uma companhia que monitora o download de músicas e outros conteúdos.

Os executivos das gravadoras, entretanto, acreditam que o surgimento dessa tecnologia é um desafio para os produtores de programas para troca de músicas. "Eles estão mesmo interessados em cumprir a lei ou permitir a troca ilegal de músicas pela internet?", disse Mitch Bainwol, presidente do grupo das gravadoras.

Especial



 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home