Cristais podem ser material de tanque de combustível do futuro


Kenneth Chang
The New York Times


À primeira vista, o cristal parece um diamante, disse Omar Yaghi, professor de química da Universidade de Michigan.

Mas o cristal sem cor é leve. Um cubo do material com um lado de 2,54 centímetros pesa cerca de 1,5 grama. A olho nu ele parece sólido, mas um microscópio revelará um queijo suíço de buracos microscópicos. As moléculas no cristal estão ligadas tão espaçadamente que 95% do volume é espaço vazio, nada.

Este é o motivo de Yaghi ter dito: "Nós achamos que será muito útil".

Um cristal que é em grande parte um espaço vazio é útil para armazenas coisas -hidrogênio em particular.

O composto foi batizado de "Estrutura Metal-Orgânico Nº 177, MOF-177". Seguindo os passos do MOF-1 ao MOF-176, ele ou um de seus sucessores poderá se tornar um tanque de combustível no futuro.

Um obstáculo na mudança prevista para uma "economia do hidrogênio", substituindo os combustíveis fósseis, é que o hidrogênio, um gás em temperaturas ambientes, é volumoso. Inserir uma quantidade razoável de hidrogênio em um tanque de combustível de tamanho regular exigiria uma compressão do hidrogênio em pressões muito altas, criando um risco potencial em uma colisão, ou um esfriamento a temperaturas muito baixas, o que é considerado não prático e ineficiente. (O combustível teria que ser resfriado mesmo com o carro estacionado.)

Em vez disso, Yaghi prevê cristais efêmeros agindo como esponjas de hidrogênio, armazenando o gás em temperatura ambiente sob menos pressão. Como uma esponja, a área de superfície em torno dos buracos é enorme. Se um cubo de 2,54 centímetros de MOF-177 pudesse ser desmontado, desdobrado e espalhado, ele cobriria uma área de 3.530 metros quadrados, ou cerca de dois terços de um campo de futebol.

O hidrogênio e outras moléculas se ligam às superfícies. Criar um cristal com maior área de superfície permite que mais moléculas caibam em seu interior. "Então você pode armazenar estas moléculas em uma superfície sem precisar aplicar muita pressão", disse Yaghi.

Yaghi e colegas da Universidade de Michigan e da Universidade Estadual do Arizona relataram os resultados na atual edição da revista "Nature".

O MOF-177 parece um construção de "Tinker Toys" (brinquedo com varetas de montar); uma molécula de óxido de zinco age como um eixo central de conexão com os bastões rígidos baseados em carbono que irradiam para fora. "Meu interesse era construir estruturas a partir de blocos de construção moleculares", disse Yaghi.

Os eixos e bastões formam uma treliça tridimensional, como flocos de neve, com bastante espaço vazio. Como as moléculas são rígidas, o cristal não entra em colapso como um balão quando o ar é sugado para fora dele.

No trabalho publicado na "Nature", os cientistas mostraram que podem encher um cristal de MOF-177 com nitrogênio e com moléculas de carbono em forma de bola de futebol, conhecidas como "buckyballs". Eles mostraram que 36,85 gramas de nitrogênio cabem em cristal de MOF-177 de 28,35 gramas. "Isto entrou facilmente", disse Adam Matzger, professor de química da Universidade de Michigan e outro autor do trabalho publicado na "Nature".

Eles também mostraram que moléculas ainda maiores que estas, usadas como corantes, podem penetrar nos buracos, tingindo o cristal de vermelho, laranja e verde.

Os pesquisadores, liderados por Yaghi, informaram no ano passado na revista "Science" que um composto anterior, o MOF-5, podia absorver concentrações de hidrogênio de 2% por peso em temperatura ambiente e pressão de 20 atmosferas. O MOF-177 tem uma área de superfície 50% maior e Yaghi acredita que inserir moléculas maiores nos espaços aumentará ainda mais a área de superfície e a capacidade.

"Eles são interessantes; são inovadores", disse Michael Ward, diretor do Centro de Engenharia, Ciência e Pesquisa de Materiais da Universidade de Minnesota. "Ainda resta saber se serão integrados à economia do hidrogênio."

O Departamento de Energia estima que o armazenamento prático de hidrogênio exigirá concentrações de pelo menos 6,5%.



Tradução: George El Khouri Andolfato

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home