Lente para câmera digital atua como olho humano
 


A Philips Electronics anunciou hoje que inventou uma pequena lente para câmera digital que consegue focar objetos e criar imagens nítidas de maneira similar ao olho humano. Diferente das atuais câmeras de alta tecnologia, a nova lente não exige um mecanismo de partes móveis porque trabalha manipulando dois líquidos diferentes em um pequeno tubo transparente.

A Philips informou que vai construir uma linha de produção para a lente de três milímetros que será destinada a produtos de baixo custo, como câmeras digitais que podem ser embutidas em um telefone celular ou em sistema doméstico de segurança.

Carregando um dos lados do tubo com uma pequena corrente elétrica, um dos dois fluidos é sugado para as extremidades enquanto o outro preenche o espaço remanescente do tubo. O ponto onde os dois líquidos se encontram funciona como uma lente.

Com a mudança na corrente, a lente pode ficar côncava, convexa ou qualquer forma entre as duas possibilidades. Isso permite que ela possa focar objetos à distância ou a até cinco centímetros.

A lente, que será exibida na feira de tecnologia da Alemanha CeBIT nas próximas duas semanas, é a primeira de seu tipo e a tecnologia foi patenteada, disse a Philips.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home