Protótipo bloqueia etiqueta inteligente

SÃO PAULO - A RSA demonstrou esta semana, na convenção que promove em São Francisco, o protótipo da primeira tecnologia capaz de impedir o rastreamento não autorizado de pessoas e produtos por meio de etiquetas inteligentes, o Blocker Tag.

Segundo a RSA Security, a tecnologia, que ainda não foi patenteada (o pedido está em aberto) foi criada para evitar que a informação contida nas etiquetas, também conhecidas como RFIDs (Radio-Frequency Identification, ou identificação por rádio-freqüência), possam ser lidas por qualquer pessoas munida de um leitor, gerando riscos de invasão de privacidade. Isso, diz a empresa, sem interferir na transmissão legítima de dados a curtas distâncias.

As RFIDs são vistas como a tecnologia do futuro, que vai aumentar a segurança de fabricantes e possibilitar um maior controle de estoques, gerando uma conseqüente redução de custos. A adoção destas etiquetas está sendo anunciada por várias empresas mas, justamente pela possibilidade de criar situações embaraçosas aos compradores dentro das lojas ou mesmo de permitir que eles sejam seguidos, vem desencadeando uma série de protestos por parte das associações de defesa do consumidor.

O Blocker Tag está sendo demonstrado em embalagens de remédios falsos - na verdade, balas de goma - que são distribuídas no evento. Mesmo assim, a RSA aposta que ainda vai demorar muitos anos para que a tecnologia deixe de ser um protótipo para se transformar em uma solução comercial.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home