Conservadores proíbem Internet nas eleições no Irã
 


A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou ontem que os conservadores impediram o acesso à Internet no Irã durante as eleições e pede que acabem com a censura ideológica, que, segundo a organização, foi intensificada durante o período eleitoral. A RSF revela em um comunicado que o juiz Said Mortazavi decretou ontem o fechamento do site de informação www.emrooz.ws, próximo à corrente reformista.

"Depois dos jornais, agora são os sites que sofrem a perseguição das autoridades", ressalta a RSF, que condena a decisão judicial e solicita que o acesso ao site seja liberado. Segundo a RSF, "a Internet é amplamente utilizada pelos iranianos para se ter acesso a uma informação independente, apesar do controle exercido pelas autoridades". "Pedimos aos juízes conservadores que acabem com a censura ideológica, que se intensificou durante o período eleitoral".

O site www.emrooz.ws não pode ser acessado no Irã desde o início do ano, mas pode ser conectado do exterior. A decisão do juiz Mortazavi acabará em breve com o acesso ao site, considerado "prejudicial à segurança" do país. A RSF lembra que outro jornal independente muito apreciado pelos internautas iranianos - www.gooyaa.com - também foi incluído em janeiro na "lista negra" da Internet no Irã.

O site www.rouydad.ws, "perseguido pelas autoridades, que impediram de acessá-lo durante dias", foi "bloqueado oficialmente no último dia 18 e poderá ser fechado nas próximas semanas". A RSF explica que seu site (www.rsf.org, disponível em persa) também está entre as publicações "filtradas" e "hoje é inacessível no Irã".

A censura na Internet, muito repressiva no Irã, é destinada oficialmente a proteger a população dos conteúdos considerados imorais, mas "hoje em dia é mais fácil se ter acesso a sites que a publicações reformistas", acrescenta a organização.
 
EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home