Europa diz ter encontrado gelo no pólo sul de Marte; veja imagens

da Folha Online

A sonda européia Mars Express detectou água em forma de gelo no pólo sul do planeta Marte, anunciou hoje a ESA (agência espacial européia) em Darmstadt, Alemanha. Estes são os primeiros resultados científicos da missão da sonda, que orbita o planeta vermelho desde o mês passado.

A existência de água pode ser um indício de que existiu --ou pode existir-- vida em Marte, além de abrir caminho para futuras missões tripuladas ao planeta.

"Identificamos água em forma de gelo no pólo sul de Marte", informou, durante uma entrevista à imprensa, Vittorio Formisano, um dos responsáveis pela missão européia Mars Express. "Trata-se de água na superfície, ao ar livre e não está recoberta por gelo de gás carbônico", explicou o cientista francês Jean-Loup Bertaux, outro membro da equipe européia.

Não é a primeira vez que imagens de satélite ajudam os cientistas a detectar água sob a superfície de Marte. Em março do ano passado, cientistas chegaram à conclusão de que há água em estado líquido na superfície do planeta ao analisar imagens da sonda norte-americana Mars Global Surveyor. Em 2002, dados da sonda Mars Odyssey, também dos EUA, mostraram enormes quantidades de água congelada recobertas por menos de um metro de terra, sob a superfície.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home