Impeça o retorno dos vírus ao computador

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

Pergunta: "Meu micro foi infectado pelo vírus I-Worm/Opas I. Passo o antivírus e ele aparentemente desaparece, mas acaba voltando. Há algum antivírus especial?"

(Maria Lúcia Oliveira)

Resposta: Esse vírus possui muitas variantes e o fato de eliminá-lo não impede que o micro seja novamente atacado, se você não tiver as ferramentas apropriadas para combatê-lo.

Primeiro você deve baixar a correção da Microsoft que dificulta a ação desse tipo de vírus em www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/
bulletinMS00-
072.asp
. Siga as instruções para executar a atualização do sistema operacional, que serve para as versões Windows 98 e Me.

Certifique-se de que o antivírus que você usa está atualizado.

A não ser que você compartilhe os arquivos de sua máquina com outros micros, desabilite o compartilhamento de arquivos (file sharing). Instale um Firewall, o programa que impede que pessoas na internet vasculhem ou instalem programas em seu computador ou rede. Opções gratuitas para uso pessoal são o Zone Alarm (zonelabs.com), o Kerio (www.kerio.com/kpf_home.html) ou, o meu preferido, o Sygate (soho.sygate.com/products/shield_ov.htm).

Tente ainda os programas on-line para remoção de vírus da Mcaffe, o FreeScan (www.mcafee.com/myapps/mfs/default.asp) ou Symantec, o Online Scan (security.symantec.com). Esses programas fazem uma varredura do seu micro e eliminam os vírus encontrados. Contudo, não impedirão novos ataques.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home