Britânicos põem na web fotos inéditas dos campos de concentração

BIANCA KESTENBAUM BANAI
especial para a Folha Online, em Tel Aviv

Um arquivo com cerca de 5 milhões de fotos da Segunda Guerra Mundial e dos campos de concentração está disponível, a partir de hoje, na internet. O material fotográfico foi feito pelos pilotos da força aérea britânica.

As fotos, em preto e branco, mostram diversos momentos da guerra. Numa delas, um enorme galpão com inúmeros prédios e no canto a fumaça que subia dos fornos crematórios de Aushwitz, em 1944, onde milhares de judeus foram mortos pelos nazistas.

O arquivo contém fotos panorâmicas de cidades semi-destruidas após os bombardeios e a vista aérea dos campos de concentração.

Há ainda fotos detalhadas do desembarque das forças britânicas e da invasão da Normandia, em 6 de junho de 44.

As fotos, agora divulgadas pela rede, fazem parte do extenso material preparado pelos pilotos britânicos durante a guerra (1939-1945).

Segundo a assessoria do museu do Holocausto-Yad Vashem, em Jerusalém, as fotos mostram o que já era sabido: que os ingleses tinham condições de voar sobre os campos de concentração, fotografá-los e ainda divulgá-los.

Para o responsável pelo arquivo do museu, Dani Uziel, as fotos têm um grande potencial histórico. "Boa parte deste acervo nós conhecemos e já divulgamos pelo nosso site (www.yad-vashem.org.il) mas ainda precisamos ver este material detalhadamente", explicou à Folha Online. "Não há dúvidas que se trata de um arquivo precioso de grande apelo visual, principalmente pelos detalhes".

Segundo Uziel, a entrada dos internautas está comprometida após mais de meio milhão de acessos provenientes de todas as partes do mundo desde a divulgação ontem.

O material digital pode ser visto no site www.evidenceincamera.co.uk. Devido a grande procura dos internautas, o acesso ao endereço eletrônico está difícil durante o dia de hoje.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home