Sanyo cria celular que transmite sons pelos ossos

da Agência Lusa

A partir de agora já não será necessário ter o ouvido apurado ou procurar lugares silenciosos para escutar um interlocutor. No Japão, a Sanyo criou um celular capaz de transmitir sons através do contato do aparelho com os ossos do usuário.

Batizado de TS41, o novo telefone será vendido ainda este mês no Japão pela Tu-ka, filial do grupo japonês de telecomunicações KDDI.

O celular é equipado com um microfone da Sony que transmite os sons através de vibrações --do crânio para o ouvido, ao contrário do que acontece nos modelos anteriores, em que o condutor do som é o tímpano.

Basta que o usuário coloque o aparelho sobre a testa, atrás da cabeça, no rosto ou nos maxilares para que a comunicação seja transmitida pelas vias internas ao local de destino.

Esta tecnologia de condução pelos ossos já existe no Japão há dois anos nos telefones fixos, sendo utilizada sobretudo por idosos com problemas auditivos.

Trata-se, no entanto, da primeira vez que é aplicada aos celulares.

Mercado

O mercado japonês de celulares é dominado pela NTT DoCoMo, que em novembro do ano passado anunciou para 2005 um novo aparelho em que o dedo faz as vezes do fone de ouvido.

O aparelho, semelhante a um relógio de pulso, converte o som da voz em vibrações transmitidas aos ossos da mão, incluindo os dos dedos. Então o usuário aproxima o dedo da orelha para ouvir o interlocutor. O microfone é acoplado à pulseira.

Como o celular não tem teclado, o usuário terá de dizer o número para o qual quer falar e um sistema de reconhecimento de voz se encarregará da discagem.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home