Como o DNA mitocondrial controla a produção de radicais de oxigênio

Quando a mitocôndria queima nosso combustível alimentar, ela gera um subproduto tóxico chamado radical de oxigênio, o equivalente mitocondrial à fumaça gerada pelas usinas de força à carvão. Os radicais de oxigênio danificam a mitocôndria, o DNA mitocondrial e a célula ao seu redor. Os radicais de oxigênio podem provocar a morte da célula quando danos oxidativos suficientes se acumulam na mitocôndria e na célula.

Como muitos tecidos do nosso corpo possuem um número finito de células, a morte de um determinado número de células provoca o mal funcionamento de órgãos, resultando nos sintomas de envelhecimento e de doenças degenerativas relacionadas à idade. Como resultado, um nível crônico de estresse oxidativo mitocondrial determinará a taxa de envelhecimento do indivíduo e sua suscetibilidade a uma série de doenças como diabete, perda de memória, formas de surdez e perda de visão, doença cardiovascular, etc.

Se todas as calorias que um indivíduo consome são usadas para a geração de dióxido de carbono, água e energia, sobra pouco combustível para geração de radicais de oxigênio; mas, se mais calorias forem consumidas do que o necessário para geração de energia, então este excesso de calorias é armazenado como gordura e provoca um aumento crônico na produção de radicais de oxigênio mitocondriais.

Considere dois indivíduos que ingerem o mesmo número de calorias e praticam a mesma quantidade de exercícios. O indivíduo com DNA mitocondrial mutante que aumenta a produção de calor necessitará de mais calorias para a produção de energia e, conseqüentemente, terá menos calorias restantes para a produção de radicais de oxigênio. Este indivíduo estará parcialmente protegido de doenças relacionadas à idade e viverá mais tempo. Por outro lado, o indivíduo com mitocôndria que produz mais ATP por caloria queimada armazenará gordura e gerará mais radicais de oxigênio se ele ou ela comer a mesma quantidade de calorias que o indivíduo com mitocôndria adaptada ao frio.



Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home