Filmadora recupera imagens do passado

BRUNO GARATTONI
enviado especial da Folha a Las Vegas

Quem é curioso e gosta de registrar cenas do dia-a-dia certamente já deixou de capturar algum momento pitoresco porque não trazia consigo sua câmera digital.

Os celulares com câmera atenuam esse problema, mas não solucionam uma questão: como gravar uma cena que você já deixou passar? A resposta está na Deja View Camwear (www.mydejaview.com), uma microfilmadora que funciona acoplada a um boné ou a um par de óculos.

Ela funciona assim: você veste o boné ou (ou põe os óculos) e carrega o módulo de gravação, que tem o tamanho de um livro. A Camwear grava, ininterruptamente, tudo o que você está vendo. Se você encontrar alguma coisa interessante, basta apertar um botão e a câmera recupera os últimos 30 segundos de vídeo, que podem ser transferidos para o PC.

Custando US$ 400, a máquina aceita cartão de memória (padrão SD) de até 512 Mbytes. A qualidade da imagem não é nenhuma maravilha --resolução de 320x240 pontos, menos de um quarto da obtida por filmadoras convencionais--, e a autonomia das baterias recarregáveis --apenas quatro horas-- prejudica o uso constante da Camwear 100. Apesar disso, a originalidade do produto o torna atraente.

Outra câmera original é a Logitech QuickCam Orbit (www.logitech.com), que é uma webcam (câmera que transmite vídeo pela internet) cujo braço articulado se move automaticamente para acompanhar a movimentação do rosto do usuário que está sentado em frente ao micro.

Fotografia versus vídeo

Embora as máquinas fotográficas digitais também gravem vídeos e as filmadoras também tirem fotos, a qualidade obtida nessas tarefas costuma ser decepcionante. A câmera Samsung SCD6050 tenta resolver o dilema com uma abordagem radical: tem duas lentes e dois sensores de imagem.

Como máquina fotográfica, a câmera atinge resolução de 5,5 Mpixels (milhões de pontos), o que é mais do que suficiente para gerar fotos adequadas para impressão de alta qualidade. A máquina usa um cartão de memória do tipo Memory Stick para gravar as fotos.

Como filmadora digital, a SCD6050 usa fitas do tipo MiniDV e alcança resolução de 500 linhas (maior do que a conseguida pelos televisores comuns).

A única fraqueza da máquina está no zoom óptico: apenas 3x para fotos e 10x para vídeos, bem menos do que o oferecido por câmeras que não são híbridas.

No estande da Sanyo Fisher, a principal novidade foi uma câmera híbrida que tira fotos de até 3,2 Mpixels e é ultracompacta: como não usa fita, mas cartões de memória com capacidade para meia hora de vídeo (formato MPEG-4, com boa qualidade), cabe na palma da mão.

Telefones

A CES não é uma feira dedicada a celulares, mas um deles chamou a atenção: o Samsung SCH-V420 (US$ 500), que tem câmera fotográfica com resolução de 1,33 Mpixel, 64 Mbytes de memória interna e entrada para cartão de expansão. A diferença é que os celulares atuais dificilmente superam a resolução de 0,3 Mpixel.

Já o serviço ImageStation, da Sony, permitirá criar álbuns de fotos na internet diretamente a partir de um celular.

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home