Rede alternativa facilita troca de arquivos na internet

JULIANO BARRETO
free-lance para a Folha de S.Paulo

O programa de troca de dados DC++ (2 MBytes, grátis em dcplusplus.sourceforge.net) apresenta uma nova proposta para compartilhar arquivos na internet. Através da rede Direct Connect, ele realiza downloads diretamente entre dois computadores, possibilitando maior velocidade nas conexões. Sua estrutura descentralizada funciona graças a hubs (dispositivos que conectam equipamentos de uma rede), que não necessitam de um servidor central para conectar computadores remotos.

Cada usuário é um pequeno servidor, que usa o hub para se conectar a outro usuário e trocar dados. No software de compartilhamento KaZaA, por exemplo, os arquivos são separados em pacotes e copiados de várias máquinas simultaneamente.

O DC++ vem com uma lista de hubs e é possível se conectar em vários ao mesmo tempo. No entanto alguns deles exigem uma quantidade mínima de arquivos compartilhados.

O programa tem código aberto e deve ganhar versões modificadas com melhorias em breve. Por enquanto, seus pontos fracos são a dificuldade de configuração e as buscas pouco eficientes.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home