Fanático por internet é sociável e foge da TV, diz estudo

da Folha Online
da Reuters

Longe de ser um "geek", o usuário típico da internet foge da televisão e é bastante sociável. A conclusão é do relatório "World Internet Project", que procurou traçar o perfil do internauta --e descobriu que ele é bem distante do estereótipo do "geek", garoto solitário que fica horas e horas na frente do computador e raramente se relaciona com o mundo real.

Ao contrário, o internauta comum gosta de livros e tem mais relacionamentos sociais do que as pessoas que não usam a rede mundial de computadores. Outro detalhe importante: assiste, em média, cinco horas a menos de televisão do que os que não navegam com frequência.

"O uso da Internet está reduzindo a audiência da televisão ao redor do mundo, e ao mesmo tempo tem pouco impacto nos aspectos positivos da vida social", afirma Jeffrey Cole, diretor do Centro de Políticas de Comunicação da Ucla (Universidade da Califórnia), que conduziu a pesquisa.

Inclusão digital

Por outro lado, a pesquisa confirma algumas tendências há algum tempo percebidas no uso da internet, inclusive o fato de os usuários mais frequentes da web fazerem parte das classes mais ricas da população e de e existirem mais homens do que mulheres na rede.

Além disso, a exclusão digital parece estar diminuindo ao redor do mundo, segundo Cole. Em sete dos 12 países em que a informação estava disponível, mais de 20% da classe social mais pobre navega na internet.

A pesquisa foi realizada em 14 países --Alemanha, Cingapura, Chile, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Itália, Japão, Macau, Reino Unido, Suíça e Taiwan.

Com Reuters

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home