Memória cresce para acompanhar demanda

BRUNO GARATTONI
enviado especial da Folha a Las Vegas

Com a popularização de fotografias, músicas e vídeos digitais, o armazenamento de dados assume importância crítica -seja no PC ou em aparelhos portáteis, os arquivos multimídia ocupam muito espaço. Por isso, as melhorias nos cartões de memória e nos discos foram uma tônica da CES.

A Toshiba, que criou o disco rígido miniaturizado usado no toca-MP3 iPod, da Apple, anunciou um disco com menos da metade do tamanho do anterior e até 4 Gbytes de capacidade. Usando esse componente, os fabricantes poderão criar toca-MP3 ainda menores e mais poderosos (leia texto nesta página).

No segmento de cartões de memória, a SanDisk (www.sandisk.com) anunciou um protótipo de cartão Memory Stick com 2 Gbytes, espaço suficiente para 33 horas de música digital com boa qualidade. Atualmente, os cartões de memória compactos -MultiMedia Card e Secure Digital (SD)- não passam de 1 Gbyte.

Outra inovação está na transmissão de dados. Durante a feira, a Toshiba mostrou um cartão SD que, em vez de guardar dados, funciona como antena do tipo bluetooth, permitindo que micros de mão, câmeras e aparelhos portáteis troquem arquivos entre si e com o PC sem precisar de fios.

Os discos ópticos regraváveis prometem um avanço considerável: a tecnologia Blu-ray, que está sendo desenvolvida por vários fabricantes para suceder o DVD.

Enquanto um DVD comporta 8,5 Gbytes de dados, os discos Blu-ray guardam até 27 Gbytes, o que os torna suficientes para armazenar vídeo de alta definição. A capacidade é maior porque os gravadores Blu-ray usam um raio laser mais preciso, capaz de agrupar os dados com mais densidade.

Atualmente, os DVDs que podem ser gravados no micro doméstico (DVD-R) têm apenas 50% da capacidade dos discos industrializados, mas isso deve mudar: a Pioneer destacou, em seu estande, um protótipo que sobrepõe duas camadas de gravação (dual layer) e atinge 8,5 Gbytes, o suficiente para quatro horas de vídeo com boa qualidade. 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home