O provedor caipira que nasceu na sala de chat

Na vida real, as iniciativas nem passam perto de um business plan – nascem por desejo e interesse das pessoas, como o caso do provedor criado no interior na base da vaquinha entre os amigos.

Paulo Garcia

Entre 1998 e 2002 tive uma missão ao mesmo tempo dura e prazerosa: montar uma rede de acesso para um grande provedor de acesso. Dura, pela complexidade da missão. Achar provedores pequenos, locais, que tivessem interesse em participar de uma rede nacional, tendo, inclusive, que abrir mão de algumas coisas.

Como a liberdade de escolha do rumo de seu próprio negócio. Como alguns me diziam, voltar a ter chefe. Prazerosa pela realização. Conhecer o Brasil no que ele tem de mais importante: a gente.

Fazendo uma analogia com a história do pior cego, costumo dizer que o pior "caipira" é aquele que não conhece um caipira de verdade! E eu era um desses "caipiras". Estava acostumado com a vida, e os negócios, nos grandes centros. Tudo estudado, planejado, números aferidos, fontes reconhecidas, business plans, investidores e, só depois disso tudo, a realização do projeto.

O famoso Start Up. Acho que se encontrei nesses quatro anos um único provedor que tenha nascido com um business plan é muito. Ou mentira. Nas negociações sempre ficava muito claro o caráter pessoal da empresa. Como aquele amigo nosso que não consegue vender o carro antes de se despedir dele, dar a última voltinha... E nesse ponto, sempre ouvia a história de como a empresa nasceu.

Lembro de um que nasceu de uma maneira que tinha quase tudo a ver com internet. Quase!

Era um provedor com quatro sócios. Um deles me contou como nasceu a idéia: "A gente se reunia todo dia, numa sala de bate-papo para discutir teconologia. Todo tipo de tecnologia, desde calculadoras até motores para naves espaciais. Um dia, falando de internet, a gente se deu conta que todo mundo tinha que fazer interurbano para usar a internet. Resolvemos fazer uma 'vaquinha' e montar o provedor. De nós quatro, passamos a oito, dezesseis e assim foi. Estava montado o provedor!"

Como bom negociador, apesar de achar a história um tanto quanto banal, demonstrei o interesse e perguntei que sala de bate papo era essa e qual era o endereço. Ele olhou em volta, os sócios deram aquela risada do "enganamos mais um" e ele me respondeu:

- Era essa mesmo, só o sofá que era maior. [Webinsider]


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home