Tecnologia de voz pela internet promete revolução na indústria

da Agência Lusa

As companhias de telefonia e cabos já iniciaram uma verdadeira corrida para oferecer novos serviços de voz pela internet, tecnologia conhecida por VoIP (Voz sobre IP), que poderá tornar o sistema telefônico, já com 125 anos, tão arcaico como os sinais de fumaça.

Um grande passo nesse sentido foi dado nesta semana, quando três importantes empresas de comunicações dos Estados Unidos --a unidade de televisão a cabo da Time Warner, a Qwest e a AT&T-- anunciaram planos para vender aos clientes serviços telefônicos via internet.

Esses planos vão reduzir o custo das chamadas telefônicas e permitir a oferta de novos serviços, como a possibilidade de verificar caixa postal ou programar pedidos de reencaminhamento de chamadas pela web.

A tecnologia telefônica pela internet já começou a entrar nas grandes empresas, sobretudo para trânsito de chamadas internacionais, mas está ainda distante do consumidor comum. Menos de 200 mil norte-americanos usam serviços telefônicos pela internet como primeira opção, segundo a TeleGeography.

Mas esse número poderá subir muito em 2004. Além dos anúncios desta semana, a maior companhia telefônica do país, a Verizon, planeja apresentar ao mercado um serviço telefônico pela internet dentro de seis meses.

Tradicionalmente, uma conversa telefônica é convertida em sinais eletrônicos que seguem uma rede de ligações dentro de um circuito dedicado. As chamadas de longa distância são mais caras devido aos custos de operação das companhias regionais que iniciam e terminam a ligação.

Com a tecnologia VoIP, quando um telefonema é feito, os sons são convertidos em pacotes de dados que seguem caminhos diferentes pela internet ou redes privadas, tal como o correio eletrônico ou uma mensagem instantânea. No outro lado da chamada, esses pacotes voltam a ser convertidos em som.

A qualidade do som às vezes perde qualidade, mas tem melhorado nos últimos anos e deverá tornar-se ainda melhor com a difusão do acesso à internet em alta velocidade.

Todo este processo é mais barato porque elimina custos de acesso a longas distâncias, embora esta questão seja controversa e ainda esteja sob análise da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA, na sigla em inglês).

A tecnologia também promete ajudar as empresas a poupar dinheiro, já que podem usar as suas caras redes de dados para fazer telefonemas, em vez de servirem apenas para distribuir arquivos de computador. E como a voz é enviada como qualquer outro dado, isso permite a oferta de novos serviços de vídeo-conferência e mensagens telefônicas com base na internet. 

 

 

 

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