Celulares japoneses funcionarão como cartão de débito

da Agência Lusa

Operadoras japonesas de telefonia móvel começarão a oferecer um serviço de cobranças e pagamentos que usará um cartão inteligente da Sony. Pelo serviço, os telefones celulares no Japão podem começar a funcionar como cartões de identidade, porta-níqueis electrônico ou meios de pagamento de entradas para espetáculos.

O cartão de cobranças não é, de fato, novidade. A tecnologia desenvolvida pela Sony, conhecida por FeliCa, já usa um chip de computador inserido em cartões para permitir pagamentos de bilhetes de ônibus, por exemplo. Para usar o serviço, os consumidores precisam passar o cartão em máquinas especiais que se comunicam com esses processadores.

A novidade é que, por meio da parceria, anunciada em outubro, entre a operadora NTT DoCoMo e a fabricante japonesa de eletrônicos, a tecnologia foi levada aos telefones celulares. O serviço entra em fase de testes nesta quarta-feira (17).

Segundo a Sony, cerca de 19 milhões de consumidores usam os cartões FeliCa atualmente.

Num dos serviços disponíveis, o usuário faz o download de um bilhete de cinema, por exemplo, a partir de uma página da internet e seu valor é cobrado no cartão de crédito. Depois, o pagamento é confirmado no próprio aparelho celular, que deve ser apresentado na entrada do evento.

No ar

A companhia aérea japonesa All Nipon Airways anunciou que colocará à disposição de seus passageiros um serviço de "check-in" antecipado pelo celular.

Nesse caso, o usuário tem de levar o aparelho FeliCa até ao balcão do aeroporto, depois de ter feito seu registro pela internet móvel. Embora informações sobre nomes e lugares marcados apareçam num monitor do aeroporto, ainda são necessários bilhetes e passaportes.

O celular com a tecnologia FeliCa ainda poderá ser usado para identificar empregados e fazer pagamentos em centros comerciais.

Durante o período experimental, que continuará até meados de 2004, a NTT DoCoMo fornecerá a 27 operadores de serviços dois modelos diferentes de aparelhos. Sua comercialização deve começar em 2004.

A tecnologia de cartões inteligentes FeliCa da Sony, desenvolvida em 1988, é largamente usada no sistema ferroviário japonês e também em Hong Kong.

A NTT DoCoMo espera lançar o serviço FeliCa também em outros países. 

 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home