Escola de web design explora pornografia virtual

A primeira e única escola de web design adulto, pela qual já passaram milhares de alunos, se aproveita daquele que pode ser o maior filão na Internet: a pornografia, um negócio que movimenta bilhões de dólares por ano. Criada por um grupo de cinco designers demitidos de seus trabalhos, a primeira escola que ensina como fazer sites de conteúdo pornográfico, chamada Adult Webmaster School, formou mais de 2,2 mil em três anos.

A escola se aproveita sem remorso da mina de ouro da pornografia, um negócio obscuro que na instituição é apresentado de forma clara e brilhante, como se estivesse vendendo pão no lugar de imagens eróticas. A matrícula custa US$ 140 e, segundo a direção, inclui tudo: aulas de desenho, reuniões virtuais com outros alunos, contatos e conselhos sobre como melhorar o tráfego na Internet, entre outros assuntos.

De acordo com Michael Hayes, vice-presidente da instituição, para iniciar um negócio destas características não é necessária experiência prévia. É suficiente ter um computador, uma conexão de Internet e um endereço de e-mail. No seu início - julho de 2000 -, a maioria dos alunos era formada por homens em busca de um caminho após o fim do boom da Web.

No entanto, afirma Hayes, com o passar do tempo, o perfil dos alunos se ampliou e, agora, inclui mulheres (15% dos alunos) e pessoas sem experiência em novas tecnologias. Hayes garante que os ganhos podem ser altos. Para isso, os "graduados" entram primeiro em contato com um "patrocinador", isto é, alguém que possua vários sites pornográficos pagos.

Este "patrocinador" dá ao ex-aluno algumas fotografias que ele pode usar de graça em seu site, com a intenção de que os internautas "cliquem" e se dirijam ao site pago do patrocinador para fazer uma assinatura. Os alunos recebem uma porcentagem cada vez que alguém assina uma destas páginas pagas.

A escola se baseia em um negócio que movimenta mais de US$ 9 bilhões ao ano, segundo algumas estimativas. O valor é difícil de ser quantificado já que, devido à sua natureza, o setor se compõe de milhares de pequenos negócios que oferecem pouca informação sobre seus movimentos. O que é inegável é que, como a própria escola deixa claro, o negócio do sexo sempre vende e, portanto, é praticamente imune às recessões. "É um negócio enorme, onde se pode fazer muito dinheiro", declara Sean Kaldor, analista da consultora Nielsen.

Para isso, no entanto, é necessário ter poucos escrúpulos, já que em muitas ocasiões esta indústria arranha, ou inclusive ultrapassa, os limites da legalidade. Este é o caso da Extreme Associates, uma empresa da Califórnia que está sendo investigada pelas autoridades norte-americanas pela venda de vídeos violentos de conteúdo sexual. Por outro lado, a pornografia é dificilmente separável do "spam" (mensagens eletrônicas indesejáveis) que, em muitas ocasiões, vai parar nas caixas de correio de menores de idade.

De acordo com um estudo recente da empresa de filtragem de sites N2H2, com sede em Seattle (Washington), 1,3 milhão de portais servem 260 milhões de páginas de conteúdo erótico, ou seja, uma enorme proporção de páginas eletrônicas procede de uma mesma raiz. São muitos os que vêem com preocupação o aumento da facilidade dos menores de depararem com um site pornográfico acidentalmente, entre outros motivos.

Por outro lado, a indústria se defende, argumentando que este é um dos poucos setores rentáveis da Internet, que emprega milhares de pessoas, além de instigar avanços na rede, como inovadores sistemas de pagamento, ou banda larga.
 EFE

 

 

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