Doença da geladeira" transforma eletrodoméstico em alvo científico


Paris (AFP) – A generalização do uso de geladeiras contribuiu para o aumento dos casos de uma doença intestinal, "a doença da geladeira" (conhecida como doença de Crohn), afirmam cientistas franceses na revista médica britânica The Lancet. Segundo a equipe francesa, a chegada da geladeira pode ter sido um fator ambiental que favoreceu a doença entre as pessoas geneticamente predispostas. O vínculo entre a geladeira e a doença é que as bactérias capazes de se desenvolver em baixas temperaturas são encontradas nas lesões intestinais dos pacientes.

Segundo a hipótese levantada por Jean Hugot, do Hospital Robert Debré de Paris, a doença é o resultado de uma excessiva reação imunológica à infecção causada por bactérias capazes de se desenvolver a temperaturas entre um e dez graus negativos. A doença de Crohn, registrada pela primeira vez em 1913, é freqüente na Europa e na América do Norte e sua incidência aumentou na segunda metade do século XX.

Trata-se de uma inflamação crônica do tubo digestivo de causa indeterminada. Os sintomas são dores abdominais, diarréia, perda de peso, fadiga e febre, mas pode chegar a causar problemas articulares.

O primeiro frigorífico doméstico surgiu nos EUA em 1918. Em 1937, quarenta e nove por cento dos norte-americanos tinham geladeira em casa. A geladeira doméstica começou a se popularizar depois da Segunda Guerra Mundial. Mas, mesmo em 1958, enquanto a metade das famílias suecas tinha geladeira, apenas 12% das britânicas tinham o equipamento em casa. Os cientistas destacam que a doença começou a aumentar nos anos 40 nos Estados Unidos, nos anos 50 na Suécia, nos anos 60 na Grã-Bretanha e mais tarde no sul da Europa.

Estes exemplos mostram as coincidências geográficas e temporais do aumento da doença. A hipótese ainda deve ser confirmada, admitem os cientistas, que reforçam paralelamente que a refrigeração dos alimentos trouxe mais benefícios que problemas.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home