Rússia oferece estação espacial para lua-de-mel
 


A Agência Espacial russa Rosaviakosmos anunciou hoje que os recém-casados que estiverem interessados em desembolsar US$ 40 milhões de dólares poderão passar a lua-de-mel na Estação Espacial Internacional (ISS).

O porta-voz da Rosaviakosmos, Serguéi Gorbunov lembrou que o preço de uma vaga para turismo nas naves russas Soyuz-TMA que vão até a ISS é de US$ 20 milhões, e disse que há possibilidades de levar em um só vôo dois clientes.

"Além de dispor de uma sólida conta bancária e boa saúde, os candidatos devem provar que seu dinheiro provém de negócios legais, que não fazem parte de nenhuma organização terrorista e que não têm vícios que compliquem sua viagem espacial", indicou.

Além disso, os candidatos ao turismo espacial terão que passar por um treinamento durante dez meses no Centro de Preparação de Cosmonautas da Rússia, na denominada Cidade das Estrelas, que incluirá estudos teóricos e práticos e provas em centrífuga e de outro tipo para adaptar-se a sobrecargas e à ausência de gravidade.

Segundo Gorbunov, a companhia americana Space Adventures, que comercializa os vôos espaciais à ISS nas naves russas, reservou quatro vagas de turista durante os próximos três anos, e o primeiro cliente poderia viajar em outubro próximo.

A Space Adventures informou esta semana que está a ponto de assinar contratos de vôo com dois clientes norte-americanos ansiosos de realizar uma tour até a plataforma espacial e cujos nomes serão divulgados em janeiro próximo.

A Rússia inaugurou o turismo espacial no final de abril de 2001, quando levou a milionário californiano Dennis Tito à ISS em uma histórica excursão de dez dias pela qual ele pagou 20 milhões de dólares.

Em abril do 2002, Mark Shuttleworth, sul-africano de 28 anos, se converteu no segundo turista cósmico após passar uma temporada na ISS, onde realizou algumas experiências científicas, em particular relacionados à Aids.
 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home