Toshiba desenvolve menor HD do mundo

Rafael Rigues

O novo disco rígido anunciado pela Toshiba tem pouco mais de 2 centímetros de diâmetro (0.85 polegadas), e é ainda menor que os Microdrives da IBM/Hitachi, que têm 1 polegada. Os cerca de 3 GB de espaço são suficientes para até 60 horas de música, dependendo da qualidade, ou 2 horas de vídeo em alta definição.

A Toshiba diz que a unidade é destinada ao uso em aparelhos como telefones celulares inteligentes, onde cada milímetro a menos conta pontos para o aparelho. Segundo o fabricante, o preço inicial de cada disco deve ser de 30 mil ienes, cerca de R$ 815 pelo câmbio atual. Espera-se que, com a produção em massa, o preço unitário caia para cerca de 10 mil ienes, ou R$ 271.

O mercado para estas diminutas unidades de disco rígido está centrado nos dispositivos móveis, como tocadores de MP3, PDAs ou câmera digitais de alta definição. Produtos como o iPod, da Apple, usam discos rígidos de 1.8 polegadas para armazenar até 40 GB de músicas. Algumas câmeras digitais de alta definição usam Microdrives IBM/Hitachi, no formato de cartões CompactFlash Tipo II, para armazenar imagens com resolução de seis megapixels sem compressão.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home