Internet Explorer expõe componentes instalados

Uma vulnerabilidade no Internet Explorer 6.0 da Microsoft permite que terceiros vejam os componentes instalados no computador dos usuários, usando documentos HTML criados maliciosamente (requer o acesso a um site da Web). O problema acontece porque o Internet Explorer pressupõe que determinados componentes podem ser detectados de forma remota. Sem bloqueio, qualquer componente e sua versão pode ser detectado via CSLID (Class Identifier), usando as funções "getComponentVersion" e "isComponentInstalled".

COM (modelo de objetos componentes, uma sigla em inglês) é um modelo de programação orientada a objetos que define como interagem os objetos com um único aplicativo ou com vários aplicativos. CLSID é um identificador de classe (identificador universal exclusivo, UUID) que identifica um componente COM. Cada componente COM tem sua CSLID no registro do Windows para que outros aplicativos possam carregá-lo.

Essa falha poderia ser explorada para comprovar se algum componente vulnerável está instalado na máquina, para explorá-lo com outra classe de código malicioso. A vulnerabilidade (que não é crítica) foi encontrada no Internet Explorer 6.0.2800.1106 (Windows XP SP1), mas é possível que outras versões sejam afetadas.

A solução é desabilitar o Active Scripting ou configurar o IE conforme a explicação do artigo "Navegando más seguros y sin molestos Pop-Ups con el IE" (em espanhol).

Texto extraído do site VSantivirus e publicado sob autorização. URL do texto original: http://www.vsantivirus.com/vul-ie-clsid-detect.htm. Tradução de Helena Nacinovic.
 InfoGuerra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home