Programa copia vídeos para CDs, mas exige PC potente

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Piratear DVDs é crime, mas há um caso em que é legítimo copiar discos. Os DVDs são bem mais vulneráveis a danos do que os tradicionais CDs de música --como a densidade de informações dos DVDs é pelo menos seis vezes maior, um arranhão pode causar muito mais estragos nos dados gravados. Por isso, fazer cópias de segurança (backups) de DVDs que você comprou pode ser uma providência sensata.

A empresa 321 Studios (www.321studios.com.br) está lançando no Brasil três programas que fazem cópias pessoais de DVDs.

O mais interessante é o DVD Copy Plus, que copia o vídeo para CDs comuns. Isso é útil porque, embora estejam ficando mais acessíveis, os gravadores de DVD ainda são muito mais caros --e raros-- do que os gravadores de CD.

Como o CD comporta menos dados do que o DVD, o vídeo precisa ser comprimido antes da transferência. Fácil de usar (o painel principal tem só três botões), o programa DVD Copy Plus faz automaticamente a transformação.

O usuário pode optar entre cinco níveis de compressão, mas só dois realmente interessam: VCD e SVCD. Esses dois formatos são os melhores porque são compatíveis com boa parte dos toca-DVDs disponíveis no mercado. Quer dizer: os discos que você gravar poderão ser vistos no seu televisor.

Tempo de gravação

Há um problema. O programa não diz qual o tamanho do arquivo resultante, ou seja, você só descobre de quantos CDs precisa depois que a compressão termina. Além disso, o processo é moroso: num micro com chip Athlon de 950 MHz e 128 Mbytes de memória RAM, copiar um filme de 82 minutos demorou quatro horas e dez minutos, sendo que 95,6% desse tempo foi gasto na compressão do vídeo.

Se você tiver um PC mais potente, o processo será menos lento. Segundo o fabricante, o software funciona em micros com processador de 500 MHz, mas o ideal é ter um Pentium 4 de 1,4 GHz.

A transformação degrada a qualidade de imagem. No modo VCD, a resolução da cópia gerada pelo programa lembra a de uma fita de vídeo tradicional (VHS).

Para manter a qualidade original, a única solução é adquirir um gravador de DVDs e usar um programa de cópia direta, como o DVD X Copy, do mesmo fabricante, ou o CloneDVD, cuja versão de avaliação é gratuita e pode ser obtida no site www.elby.ch/en/products/clone_dvd (download de 3,75 Mbytes).

Segundo o fabricante, o DVD Copy Plus funciona até com discos protegidos contra cópia. O programa é versátil e de manejo simples. Mas o preço (R$ 199) restringe a atratividade do software a quem tem muitos DVDs.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home