Gravadoras criam licença global para rádios online

A indústria fonográfica anunciou hoje a criação de uma licença internacional para rádios online, na expectativa de que a retirada de impedimentos legais encoraje a criação de um número maior de serviços de música legais na Web.

Anteriormente, as rádios online precisavam da aprovação de uma sopa de letras formada por várias agências e órgãos governamentais para poderem operar legalmente. Veicular uma única música a europeus por todo o continente, por exemplo, exigiria que a rádio adquirisse várias licenças.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o órgão internacional de comércio que representa centenas de gravadoras, disse que espera que as agências de recolhimento de direitos autorais em 30 a 40 países assinem um único acordo de licenciamento até o fim do ano.

"Basicamente, o que fizemos foi oferecer às rádios a facilidade na obtenção de uma licença que diz respeito a vários territórios. Francamente, nós fizemos isso à sociedade principalmente para encorajar os serviços legais", afirmou Lauri Rechardt, conselheiro sênior da IFPI. O acordo é apenas para rádios online. Empresas de Internet ainda precisam obter licenças individuais para vender downloads permanentes de músicas para os consumidores.

Rechardt acrescentou que, mesmo com a redução do processo de aprovação, a antiga estrutura de taxas permanece intacta. As rádios ainda terão que pagar a um órgão nacional uma taxa pelas músicas tocadas em cada país.

As rádios argumentam que até que o número de taxas de licença seja reduzido, o setor de transmissão nascente nunca irá conquistar a grande massa comercial das rádios tradicionais.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home