Por uma rede brasileira de cidades digitais

A cidadania digital se sobrepõe à rede física da cidade e, aos poucos, permite o usufruto das oportunidades e benefícios da Cidade Digital. É preciso abordar a questão como Infoinclusão social.

Evandro Prestes Guerreiro

O que é a Sociedade em Rede? O que é Cidade Digital? Qual o impacto das novas tecnologias nas nossas vidas? O que podemos fazer para contornar a dependência tecnológica cada vez mais intensa? Como gerenciar as novas tecnologias nas cidades brasileiras? Afinal, quais os efeitos benéficos e maléficos da tecnologia no desenvolvimento local? A tecnologia em si está a serviço da sociedade ou precisa ser convertida em tecnologia social?

Para começar, diríamos que toda tecnologia é social por excelência. Começa com uma necessidade local e soluciona um obstáculo de desenvolvimento social universalizado e, dessa forma, não é apenas ferramenta e aplicativo, mas, processo e solução a serem implementados.

A tecnologia é responsável pela melhoria dos bens e serviços consumidos na sociedade, mas, também, interfere histórica, social, econômica e culturalmente no processo de desenvolvimento local, provocando mudanças radicais no modo de agir, sentir e pensar. A tecnologia é ainda, um poderoso instrumento político-ideológico na formação da opinião pública.

Na Sociedade da Informação e suas múltiplas possibilidades de conexão em rede, não é diferente. O uso disseminado do computador, o acesso às informações, a universalização dos meios de comunicação e telecomunicações, conjugados com a expansão da internet no mundo, possibilita o surgimento de uma rede institucional de serviços eletrônicos.

O resultado é a difusão social do conhecimento em larga escala de transmissão, a partir de sistemas tecnológicos inteligentes, com acesso público para o cidadão em diferentes pontos de conectividade e interatividade nas cidades atuais.

Quando transitamos pela cidade percebemos que esta é recortada por vias, locais para encontros, áreas verdes e de lazer, zonas comerciais e residenciais, zonas mistas, setores industriais, prédios públicos, equipamentos de serviços para o cidadão, hierarquias, burocracias, planejamento e gestão.

Existe uma estrutura social embasada pela formação e administração de redes de serviços, bens, conhecimentos e informações diversas que precisam estar disponíveis para acesso e compartilhamento. Esta dinâmica social de uma rede coletiva permite ao cidadão circular e viver na cidade.

As novas tecnologias de informação e comunicações – TICs, favorecem a formação de uma rede de cidadania digital, disponibilizando serviços e ações de interesse público na cidade.

A consolidação progressiva dessa cidadania digital se sobrepondo à rede física da cidade e, aos poucos, criando um sistema com múltiplas entradas e saídas – uma infovia compartilhada, permite o usufruto das oportunidades e benefícios da Sociedade da Informação local ou o que denominamos Cidade Digital. Entretanto, anterior a Cidade Digital precisamos estabelecer a cidadania em rede, tornando barato e acessível à grande parcela da sociedade local, o meio de comunicação mais elementar na era da informação: o telefone.

Quanto ao digital, este é a modalidade de inclusão, mas, como a sociedade em rede é um conjunto, precisamos abordar a questão como Infoinclusão social, que é a garantia de acessibilidade e conectividade à Sociedade da Informação, a partir das inovações midiáticas em TICs, gerando melhores condições de vida e uma cidadania local possível.

As TICs geram um volume de dados e informações como nunca aconteceu antes na humanidade, caracterizando uma verdadeira revolução nos hábitos, costumes e valores da sociedade, infelizmente, uma sociedade ainda elitista. O que fazer? Precisamos gerenciar estrategicamente o progresso, como forma de promover a sociedade em rede com infoinclusão social. Com isso, como alerta o investigador norte-americano Neil Postman (1994), entenderemos como as novas tecnologias estão mudando nosso modo de pensar, nossa visão sobre nós mesmos e sobre o mundo em nossa volta.

Na era da informação a cidade continua sendo o grande palco da história humana, agora, interligada por redes eletrônicas. Os atores sociais usam a internet para se fazerem ouvir livremente em seus projetos políticos e pessoais. Porém, na sociedade conectada em rede é preciso ficar atento para o movimento da realidade virtual, sob pena de criar uma dependência tecnológica na realidade concreta.

A promoção da cultura digital e a valorização da identidade local são dois aspectos a serem considerados no desenvolvimento da sociedade em rede e da gestão de tecnologias sociais na emergente Cidade Digital brasileira. Estas questões foram debatidas no Cybercity 2003, seminário internacional apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Fapesp, Senac São Paulo, Cenpec, Cidade do Conhecimento - USP e outros importantes organismos.

Aconteceu pela primeira vez em São Paulo, entre 23 e 25 passado, com especialistas da Alemanha, Portugal, Inglaterra e Brasil. A Gestão de Tecnologia Social – GTS, organização sem fins lucrativos, realizadora do evento, coloca o 3º Setor na agenda de debate sobre o tema.

O Seminário alertou para o fato de que as TICs demandam às empresas, governos e sociedade, relações de convivência cívica e de gestão do conhecimento, para lidarem com infra-estrutura de rede, educação, qualificação profissional, trabalho, saúde, ambiente, agilidade nos serviços, otimização de recursos e outros consumos, tendo em vista a emergência das cidades digitais no Brasil.

As conferências do Cybercity fazem um recorte entre a origem da cidade e sua projeção futura, as múltiplas oportunidades abertas com as TICs, o desdobramento da Sociedade da Informação, a gestão do capital humano e o impacto na qualidade de vida urbana e rural.

O seminário teve ainda como desafio sugerir a implantação da Rede Brasileira de Cidades Digitais e criar uma referência de Plano de Desenvolvimento Tecnológico Local, estratégias estas que serão divulgadas em documento oficial. Informações pelo site Cybercity. [Webinsider]



 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home