Uma mulher no comando

Um mês após a morte do irmão, Andrea,
Patrícia Carta assume a direção da Vogue Brasil

Sara Duarte

A revista de moda mais importante do País agora está sob o comando de uma mulher. Patrícia Carta, 43 anos, é a nova diretora da Carta Editorial, editora responsável pela publicação da Vogue Brasil. Ela assume a empresa um mês após a morte de seu irmão, Andrea. Jornalista especializada em moda, Patrícia começou sua carreira em 1980 e ajudou a escrever a trajetória de estilistas como Alexandre Herchcovitch e top models como Gisele Bündchen. Desde a segunda-feira 13, com o apoio da editora americana Condé Nast, detentora do título Vogue, acumula o cargo de diretora responsável da Vogue Brasil.

A ascensão de Patrícia na Carta Editorial representa a continuidade
de uma grife do jornalismo. Ainda adolescente, em 1972, ela viu o pai,
o jornalista Luís Carta (1936-1994), fundar a Editora Três. A empresa nasceu da associação do italiano com os empresários Fabrizio Fasano
e Domingo Alzugaray. Por influência de Carta, um amante do glamour
e do luxo, em 1975 a editora passou a publicar a Vogue no Brasil.
Em outubro de 1976, Carta deixou a Três, que publica ISTOÉ, para
fundar sua própria editora.

Pioneiro no País, o projeto de Vogue rapidamente se firmou como um dos mais ousados da imprensa mundial. Como efeito disso, em 1986, Luís Carta foi enviado a Madri para criar a Vogue Espanha, o que culminaria com a expansão da revista para toda a América Latina. Desde a saída do patriarca, a direção de Vogue Brasil estava a cargo de Andrea Carta, seu filho mais velho. Com bom gosto e um faro apurado para descobrir novos talentos e tendências, a caçula Patrícia virou diretora de moda. Em 23 anos, tornou a publicação reconhecida pela excelência de seus editoriais. Desde 2000, quando a Associação Brasileira da Indústria Têxtil criou o Prêmio Abit, a Vogue Brasil foi três vezes campeã.

Alçada ao posto máximo da Carta Editorial, Patrícia agora ocupa a
sala que pertencia a Andrea. Além de coordenar as revistas do grupo – Vogue, i, Casa Vogue e os suplementos Vogue RG, Vogue Jóias e
Homem Vogue
–, assume a administração da empresa. Patrícia pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo irmão. “Vamos colocar nas bancas projetos que já estavam encaminhados”, diz. Para isso, ela conta com a colaboração da equipe, encabeçada pelo diretor
de redação Ignácio de Loyola Brandão. “Patrícia tem o chamado
‘Espírito Vogue’: um apreço pela qualidade, beleza, bom gosto e,
acima de tudo, competência”, elogia.

Até dezembro, devem ser lançados três especiais de Vogue: Maiôs, Alto Verão e Beleza. Cada um deve ter tiragem de 50 mil exemplares, a mesma de Vogue Brasil. De acordo com Ricardo Kowarick, diretor coorporativo da Carta Editorial, a revista e seus “filhotes” devem fechar o ano com um faturamento 20% superior ao de 2002. Para o ano que vem, a editora planeja o lançamento de um novo título, ainda em sigilo.

 

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