50 dicas para PC: Ajustes de configuração dão um gás no Windows


Uma das reclamações mais comuns dos usuários de Windows é a lentidão no boot (o processo de ligar e desligar do PC) da máquina. Desligar o PC toda noite pode economizar energia, mas nos faz perder um tempo precioso na hora de sair e entrar no Windows. Botar a máquina para dormir e reduzir o números de programas que são excutados junto com o Windows ajudam a reduzir o estresse provocado pela lentidão do liga-e-desliga.

Também a organização de pastas e arquivos e a configuração de alguns recursos do Windows facilitam o uso do PC. Veja abaixo as dicas da seção "Boot & Organização":

Bote o PC para dormir: Ativar o recurso de hibernação pode ser uma ótima saída para economizar tempo. Quando você precisa do PC novamente, a hibernação restaura rapidamente qualquer aplicação que estava sendo executada quando a máquina foi posta para dormir. Infelizmente, nem todo computador pode hibernar. Windows 9x com disco rígido de FAT32, não podem. No Windows 2000 e XP: entre no gerenciador de energia. Menu Iniciar/Configurações/Painel de controle/Opções de energia. Clique na aba Hibernar e veja se a máquina atende às exigências de espaço em disco. Normalmente, o espaço em disco necessário equivale à memória RAM do computador: 128 MB, 256 MB, 512 MB... Clique em OK após verificar os requisitos. Na próxima vez que for desligar o micro, em vez de optar por Desligar, escolha Hibernar.

Se você não pode usar o recurso Hibernar, tente reduzir o número de aplicações que inicializam junto com o Windows. Normalmente, os programas que aparecem automaticamente na Bandeja do sistema (aquele espaçozinho ao lado do relógio, no canto inferior direito da tela) iniciam junto com Windows. Então, entre nas configurações desses programas e desabilite "Iniciar com o Windows" (Launch with Startup). Não é assim tão, simples? Então baixe um software da rede para ajudá-lo. A dica aqui (que não é minha, mas de Scott Dunn, colunista da PC World americana, é o Startup Control Panel. Trata-se de um freeware bem leve permite visualizar e desmarcar todos os itens que carregam automaticamente com o Windows.

O arquivo que você deseja ver abre, misteriosamente, por um programa não-desejado. Para resolver esse problema, associe uma extensão de arquivo com um tipo de arquivo: clique em Iniciar/Configurações/Painel de controle/Opções de pastas. Na aba Tipos de arquivo, clique em Novo para criar um novo tipo de arquivo que estará associado à extensão daquele arquivo. Ou, clique nos tipos de arquivos existentes.

Para executar um programa como um botão na barra de tarefas ou como uma janela maximizada. Clique em Iniciar/Configurações/Barra de tarefas & menu Iniciar. Clique na aba Avançado e depois no botão Avançado
Na pasta Menu Iniciar, localize e selecione o atalho do programa que você quer executar. No menu Arquivo, clique em Propriedades e depois na aba Atalho. No campo Executar, selecione Minimizado se você quer que o programa abra como botão na barra de tarefas, ou Maximizado, se você quer que o programa abra como uma janela em tela cheia

Executar um programa como um botão na barra de tarefas é útil para atalhos de programa no seu menu Iniciar. Para usar o programa, clique no botão. Executar um programa no modo Maximizado é útil para itens que você normalmente executa em tela normal, como seu processador de textos. Toda vez que iniciar o programa, ele abrirá em tela normal.

Crie atalhos das pastas mais acessadas para ganhar tempo. Crie um submenu para seus atalhos no menu Iniciar (Botão direito do mouse em Iniciar/Abrir, selecionar Arquivo/Novo/Pasta e quando o ícone da nova pasta aparecer, digite o nome e tecle Enter. Você pode adicionar atalhos para essa pasta arrastando para ela outra (s) pasta (s) com o botão direito do mouse e escolhendo "Criar atalho aqui".

Para iniciar um programa usando o comando Executar, clique em Iniciar e depois em Executar. No campo Abrir, digite o caminho do item que você deseja abrir ou clique em Procurar para localizá-lo. O comando Executar pode ser usado também para abrir pastas, diretórios compartilhados, drives de rede e até acessar sites. É só digitar o caminho no campo Abrir e clicar em OK. O programa se encarrega do resto.

Muita janela aberta? Minimize tudo. Não importa quantas janelas você tenha aberta, sempre é possível minimizá-las de uma vez só clicando-se no botão Mostrar área de trabalho, na barra Inicialização rápida, ao lado do menu Iniciar. Se mudar de idéia e não quiser usar a área de trabalho, basta clicar no ícone novamente e restaurar todos as janelas. Se você não estiver vendo o botão "Mostrar área de trabalho", clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da Barra de Tarefas, escolha Barras de ferramentas e clique em "Inicialização rápida".

O recurso Documentos, no menu Iniciar, permite reabrir rapidamente arquivos mexidos recentemente, mas apenas os 15 últimos são listados. O que fazer para abrir um documento mais antigo sem ter de procurá-lo? Faça um atalho da pasta Documentos na sua Área de Trabalho. Localize a pasta Recent pelo Windows Explorer ou pelo menu Iniciar/Localizar/Pastas e arquivos (a localização depende da versão do Windows). Uma vez localizada a pasta, clique nela com o botão direito do mouse e arraste para a Área de trabalho. Ao soltar o botão, escolha a opção "Criar atalho aqui".

Bônus 1: crie o hábito de apagar os atalhos para documentos muito velhos ou que você sabe que não precisará mais acessar.
Bônus 2: para limpar todo o conteúdo dos documentos recentes, clique em Iniciar/Configurações/Barra de Tarefas & Menu iniciar/. Na aba Avançado, aberte o botão Limpar para remover os registros de documentos, programas, sites e images recentes.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home