PR terá delegacia especial para combater crimes na internet

Crescimento do e-commerce fez aumentar o número de armadilhas na rede

O aumento dos casos de crimes e golpes cometidos via internet no Paraná levou o governo do estado a decidir pela criação de um setor especializado no combate a esses ilícitos. A Secretaria de Segurança Pública pretende implantar o serviço até o fim do ano, mas ainda estuda se a estrutura será de uma delegacia própria ou algum setor vinculado à pasta. A Delegacia de Estelionatos de Curitiba, que atende a esse tipo de ocorrência, não dispõe de equipamentos nem de mão-de-obra especializada para investigar esses casos. Poucas vítimas de golpes pela internet, ou cybercrime, sabem a quem recorrer.

Há quatro anos surgia no Brasil o varejo on-line. Hoje, 2,4 milhões de internautas – 10% dos quais fazem compras pela internet. O aumento do chamado e-commerce fez crescer também a quantidade de armadilhas na rede mundial de computadores. No Paraná, os números são modestos, principalmente porque os lesados não sabem a quem reclamar. O Procon atendeu a 26 ocorrências desde janeiro e a Delegacia de Estelionato atendeu a alguns poucos casos. Os riscos de golpes aumentam com a chegada do fim de ano, período de alta no comércio digital.

Das reclamações atendidas pelo Procon sobre comércio eletrônico via internet, 7 são por cobrança indevida, 4 por cancelamento de contrato, 3 pelo não cumprimento do contrato e outras 3 por serviço não executado ou não atendido. São casos de pessoas que pagaram por um produto e não o receberam, foram cobradas mesmo depois da suspensão do contrato ou que não receberam de volta a mercadoria depois de enviá-la para o conserto.

O comerciante Edson de Sá é um dos lesados que não aparecem nas estatísticas. Distribuidor de materiais hidráulicos, queria presentear seus clientes com algo útil no fim de ano. Recebeu a proposta de uma pechincha em seu e-mail e decidiu fazer negócio. Fez o depósito de R$ 58 na conta de uma pessoa física no Rio de Janeiro, mas não recebeu as 12 canetas detectoras de dinheiro falso que encomentou. Nas três vezes em que conseguiu contato, o fornecedor pôs a culpa nos Correios. A mercadoria devia ter sido entregue em setembro. Agora, o fornecedor não responde às ligações e mensagens eletrônicas de Sá.

Sá diz que essa foi a primeira e última compra pela internet. "Como é que vou confiar agora?" Apesar de ter sido enganado, o comerciante não registrou queixa. Não acredita que pode ser ressarcido, uma vez que o suposto fornecedor é de outro estado. O titular da Delegacia de Estelionato, Roberto H. de Almeida Júnior, diz que casos assim devem ser denunciados. Ele próprio não vê segurança nas transações comerciais pela internet e evita fazer movimentações financeiras ou operações na conta bancária e cartão de crédito.

Segundo especialistas, o golpe que mais preocupa as grandes empresas é a clonagem de sites. Os vigaristas mandam para milhares de pessoas e-mail com características semelhantes às dos sites oficiais, com o intuito de enganar os desavisados. Em média, 1% de quem os recebe acaba entrando na página para comprar algo.

Mauri König e Guido Orgis

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home