Prejuízo a perder de vista


A história do matemático que apostou em ações e viu suas 
economias virarem pó


Marcelo Ferroni

Quando era pequeno, o matemático americano John Allen Paulos, de 58 anos, tinha uma estratégia muito bem definida ao jogar "Banco Imobiliário": atue agressivamente, compre todas as propriedades do caminho - faça ou não sentido - e depois barganhe para vencer.

Paulos cresceu, ganhou seu título de PhD em matemática na Universidade de Wisconsin, tornou-se professor na Universidade Temple, na Filadélfia, casou-se e teve dois filhos. Publicou livros de divulgação científica, falando dos enganos que as pessoas fazem com estatísticas e porcentagens. E foi então que voltou a jogar, desta vez arriscando-se no mundo do mercado financeiro. O matemático, que havia feito um bom pé-de-meia ao longo da carreira, apostou todas as suas fichas em ações. Só que, ao contrário do "Banco Imobiliário", desta vez perdeu. Tudo.

A experiência traumática está descrita em seu novo livro, "A Mathematician Plays the Stock Market" (Um matemático joga no mercado financeiro), lançado recentemente nos Estados Unidos. Nele, Paulos explica o funcionamento do mercado de ações e, como fio condutor, detalha como foi vítima de todos os enganos com números e estatísticas ao colocar suas reservas em uma empresa norte-americana de grande porte que afundou no ano passado, depois de um escândalo de fraude contábil.

Questionado sobre o total do prejuízo, Paulos se recusa a dizer um número preciso. "Você pode me perguntar, mas isso não garante que eu vá responder", comenta ele, em entrevista a GALILEU. Mas pelas pistas que fornece, dá para imaginar que o total está na casa das centenas de milhares de dólares. Ou seja, um valor mais que considerável.

"Será que o meu investimento excessivo na WorldCom foi o resultado de uma generalização incorreta que veio do 'Banco Imobiliário'?", ele se pergunta em seu livro. Saiba mais de sua história nas páginas seguintes.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home