Unicamp desenvolve plástico biodegradável

O aumento da quantidade de plástico sintético em nosso lixo é um problema que tem preocupado ambientalistas de todo o mundo uma vez que esse material leva em média 500 anos para ser degradado na natureza. Agora o pesquisador Leonard Sebio, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), parece ter encontrado uma solução para o problema. Ele desenvolveu um plástico biodegradável feito a partir de amido, gelatina e água.

A base natural do material, chamado de AmidoPlast, permite que ele seja totalmente biodegradável. Por ser feito com amido ele pode até ser usado posteriormente como parte da ração de porcos e gado. Caso o plástico chegue a um rio ou ao mar, ele também é consumido pelos peixes, explica Sebio.

O destino dos plásticos já preocupa os países da Europa e os Estados Unidos há alguns anos. Sebio conta que nesses países já existem plásticos biodegradáveis disponíveis no mercado, mas que a produção deles é muito cara. O plástico desenvolvido pelo pesquisador, caso seja produzido em larga escala, será bem mais barato, já que tem uma matéria-prima abundante na natureza, encontrada em cereais, raízes e tubérculos. Outro ponto positivo, para Sebio, é que a produção do AmidoPlast impulsionará a indústria do amido e a da reciclagem, gerando mais empregos.

Para navegar:

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home