Microsoft oferecerá TV banda larga para empresas

A Microsoft anunciou hoje que vai desenvolver um sistema para entregar televisão via Internet para operadoras de telecomunicações, na expectativa de expandir seus negócios. Uma versão preliminar do sistema será apresentada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, durante a ITU Telecom World 2003, maior feira mundial do setor de telecomunicações.

A Bell Canada e a indiana Reliance Intercomm trabalharão junto com a Microsoft para desenvolver um produto comercial até o final de 2004, de acordo com informações de Ed Graczyk, diretor de marketing da plataforma de TV da Microsoft. "Na segunda-feira, Bill (Gates) falará sobre inovações em software para a indústria de telecomunicações. Achamos que existe uma série de benefícios na televisão baseada na Internet", disse.

As operadoras de telecomunicações de todo o mundo estão vendendo serviços de televisão como uma forma de impulsionar a utilização de Internet de alta velocidade. Muitas operadoras européias já realizaram testes no ano passado, mas poucas estão oferecendo o serviço comercialmente por razões de qualidade.

A Microsoft afirmou que por meio de tecnologia de compressão de vídeo seu Windows Media Player 9 pode agora oferecer qualidade padrão de transmissão de TV em uma conexão de Internet de um megabit por segundo. Televisão de alta definição será oferecida se o usuário tiver uma conexão de entre quatro ou cinco megabits por segundo.

A maioria das conexões DSL da Europa e América do Norte oferece velocidades um pouco menores que um megabit por segundo. Na Coréia do Sul e Japão a velocidade média é de 10 megabits. A Microsoft afirma que a TV pela Internet é mais barata de levar aos clientes do que pelas atuais redes de cabo. Um conversor para receber os sinais poderia custar até US$ 50 dentro de quatro anos, bem abaixo dos US$ 150 de hoje.

Fabricantes como a Pace Micro Technology, Thomson e Intel vão trabalhar em conjunto para criarem os conversores baratos que vão decifrar o vídeo digital compactado. "No final, poderá ser tão barato que poderá ser incluído em um DVD player, num computador ou num videogame", afirmou Graczyk.

Transmitir TV pela Internet também deve ser benéfico para operadoras de televisão a cabo, muitas das quais oferecem serviços de banda larga como serviço separado, precisando manter duas redes diferentes.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft investe em televisão. Sua primeira iniciativa trazia muitos serviços como e-mail, jogos e navegação, mas sofreram problemas e precisavam de caros conversores.

Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home