O lado bom das bactérias

Tereza Melo Sousa 

Quando se ouve falar em bactérias, a associação imediata é com sujeira, doenças e afins. Mas nem só de pontos negativos vive o micromundo bacteriano. Alguns desses organismos vivos podem trazer benefícios à saúde, mais especificamente quando atuam na flora bacteriana intestinal.

No intestino humano existem cerca de três trilhões de bactérias, entre as benéficas e as maléficas. Numa pessoa saudável, elas convivem pacificamente, de forma equilibrada.

As bactérias benéficas são chamadas de probióticas. Já os alimentos que nutrem essas bactérias do bem são chamados de prebióticos. Os termos podem ser complicados, mas ter uma dieta rica em bactérias positivas é mais simples do que se imagina.

Os probióticos estão presentes em produtos industrializados disponíveis no mercado como iogurtes, leites fermentados com lactobacilos, tabletes, cápsulas, suplementos de leveduras ou em pó. Os prebióticos se encontram na banana, cebola, alcachofra, aspargos, soja, cevada, alho, tomate, centeio, aveia, trigo e mel.
 
Terra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home