STF poderá transmitir TV Justiça pela Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a migração da tecnologia de sua rede, de ATM (Asynchronous Transfer Mode) para Gigabit Ethernet, com tecnologia da Extreme Networks. A mudança ocorrida no STF, primeira Suprema Corte do mundo com certificação ISO 9001, foi motivada pelo crescente tráfego de rede causado pelos serviços multimídia disponibilizados.

Agora, a rede pode suportar o volume de tráfego, que inclui a transmissão das sessões plenárias ao vivo pela Intranet; a TV Justiça pela Internet e ainda suporta cerca de 50 mil transações diárias de usuários internos como envio de protocolos, autuações, e-mails, etc.

De acordo com Leonardo Alam da Costa, secretário de informática do STF, a iniciativa faz parte da política de modernização e informatização do Supremo, iniciada no ano 2000. "Nesta época, tínhamos apenas 400 micros, atualmente temos 1500 estações de trabalho e um micro para cada usuário", salienta.

Com a tecnologia Gigabit Ethernet, o link de Internet atinge os 10 megabits por segundo, enquanto o uplink da rede passou a ter um Gigabit padrão 1000SX. Em toda a extensão do STF foram instalados switches departamentais de 24 ou 48 portas, de acordo com a demanda dos andares e com a disponibilidade das fibras. Este salto de capacidade vai permitir ao Supremo atender a qualquer necessidade de serviços avançados nos próximos três anos.

Além da nova topologia, o projeto da Extreme Networks convergiu todo o tráfego para um único chassi de alta disponibilidade com redundância. Desta forma, se qualquer módulo apresentar defeito, outro, imediatamente, entra em operação e nenhum dos módulos de interface fica sem comunicação com os demais. A solução anterior era composta por dois chassis ForeSystems com conexão 622 Mbps (OC12) entre si e conexão 155 Mbps (OC3) de uplink para os switches departamentais.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home