Livro que anuncia fim do mundo faz sucesso nos EUA

Guerras no Oriente Médio, terrorismo, apagões, pragas: milhões de americanos acreditam que estes são os sinais de que o fim do mundo se aproxima. Eles são os atentos leitores de uma série de romances apocalípticos que causam furor nos Estados Unidos. Com mais de 40 milhões de cópias vendidas desde 1995, os romances da série Left Behind se baseiam no que seus autores alegam ser profecias bíblicas e graças a elas vendem tanto quanto qualquer escritor de renome internacional.

Left Behind parte da premissa de que certo dia milhões de pessoas do mundo inteiro desaparecerão repentinamente da face da Terra para serem levadas ao Paraíso. Aqueles que são "deixados para trás" enfrentam sete anos de guerra, fome e desastres naturais antes da volta de Jesus Cristo. "É uma série muito popular", declara Bill Andrews, gerente da Livraria Jesus em Alexandria (Virgínia, leste). "É o tema certo para esta época", explica.

A tendência tomou força em 1948, com a fundação do Estado de Israel, que muitos cristão evangélicos consideraram o prenúncio da volta de Jesus Cristo, que regerá mil anos de bem-aventurança celestial na Terra. Nos anos 70, O Falecido Grande Planeta Terra (The Late Great Planet Earth), de Hal Lindsey, que relacionava acontecimentos atuais a passagens do Apocalipse, acabou se tornando um best-seller.

Hoje, nada menos que 59% dos americanos acreditam que o último livro da Bíblia profetiza corretamente o fim do mundo: 17% acreditam que acontecerá durante a sua vida, segundo pesquisa recente da Time/CNN. Do total, 35% também declararam estar prestando mais atenção às notícias e em sua relação com o fim do mundo desde os ataques de 11 de setembro de 2001, enquanto 25% dos entrevistados garantem que os ataques foram previstos na Bíblia, continuou a pesquisa.

O primeiro livro da série, Left Behind: A Novel of the Earth's Last Days, foi publicado em 1995. Os bons cristão são elevados para o Paraíso - sem suas roupas, óculos ou dentaduras. Os sobreviventes, no entanto, podem se redimir durante um período de vida quase insuportável, literalmente infernal, antes da volta de Jesus Cristo. O 11º livro da série, Armageddon, foi lançado quando as forças americanas invadiam o Iraque, no começo do ano. Neste livro, o Anticristo - um ex-secretário-geral das Nações Unidas - dirige o mundo desde Bagdá, ou "Nova Babilônia". Um grupo de cristãos sobreviventes e judeus convertidos deve unir forças para ajudar Israel a repelir uma invasão do devastador exército de Satã.

Os co-autores da série, Jeremy Jenkins e Tim LaHaye, são superastros nos círculos fundamentalistas cristãos. Jenkins é o escritor, enquanto LaHaye, pregador aposentado, fornece "o esboço da profecia baseada em textos bíblicos", segundo a página oficial na Internet. "O fundamentalismo e o evangelismo têm diversas visões apocalípticas", disse Martin Marty, historiador do cristianismo da Universidade de Chicago.

Marty explica que a teologia por trás de Left Behind supera as outras visões porque seus escritores têm sido bons em costurar sua interpretação com fatos da atualidade. Esta teologia, chamada dispensacionalismo, foi desenvolvida no século XIX por um escocês chamado John Nelson Darby. Seus seguidores escolhem diferentes passagens bíblicas e as reúnem como num quebra-cabeças para o que dizem ser uma visão do futuro.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home