Cientistas produzem dez CDs a partir de uma espiga de milho

da Folha Online

Os primeiros discos ópticos ambientalmente corretos chegam no mercado no próximo mês de dezembro. Os cientistas da Sanyo Mavica Media, subsidiária da fabricante de eletrônicos Sanyo Electric, descobriram uma maneira de produzir dez CDs de alta qualidade a partir de uma única espiga de milho.

Batizado de MildDisc, segundo a Sanyo, ele é igual aos discos ópticos convencionais de plástico, mas não produz dióxido nem qualquer outro material prejudicial à natureza quando carbonizado. Além disso, os cientistas explicam que os discos podem ser decompostos por micro-organismos, que transformam suas partículas em compostos inofensivos ao solo.

Os discos são produzidos a partir do ácido polilático --molécula natural-- extraído do milho.

Para a Sanyo, o mercado de MildDisc pode chegar a US$ 8,96 milhões até 2005.

Anatel multa Brasil Telecom em R$ 715 mil

SÃO PAULO - O fechamento de postos de atendimento à população no ano de 2000 resultou na multa de 715 665,60 reais à Brasil Telecom, em nome da Telecomunicações do Paraná S.A. (Telepar).

Foram multadas também pelo descumprimento das metas de qualidade da Anatel a Telemar, a Sercomtel e a CTBC Telecom.

A Telepar desrespeitou o artigo 32 do Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ), que determina que a operadora deve possuir atendimento público para a prestação de serviços em todas as localidades onde ofereça seus serviços.

A Telemat (Telecomunicações do Mato Grosso), outra subsidiária da Brasil Telecom, também foi multada pela Anatel no valor de 2,25 mil reais. O motivo foi o não cumprimento da taxa de atendimento às solicitações de reparo de telefone de uso público (orelhão) em até 8 horas.

A Telemar, em nome da Telerj e da Teleceará, foi multada em, respectivamente, 84,44 e 51,52 mil reais. No caso da Telerj, a Anatel puniu o não cumprimento da taxa de atendimento às solicitações de mudança de endereço de usuários não residenciais em até 24 horas. No caso da Teleceará, o problema foi o baixo índice de atendimento telefônico ao usuário em até 10 segundos no período matutino.

A Sercomtel pagará uma multa total de 16 702 reais tanto pela quantidade de contas telefônicas com erro em cada lote de mil emitidas quanto pela baixa taxa de chamadas locais completadas no horário noturno. Já a CTBC vai pagar pouco mais de mil reais pelo não atendimento da taxa do número de contas contestadas com crédito devolvido ao usuário, artigo 37 da PGMQ.

Todas as sanções aplicadas são referentes a problemas detectados no ano de 2000. As operadoras multadas não podem pedir reconsideração dos processos.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home