Empresa indiana cria arroz transgênico mais barato

Seema Singh e Michael Le Page
New Scientist


Os plantadores de arroz em breve estarão comprando sementes híbridas baratas de plantas modificadas geneticamente caso uma empresa de biotecnologia indiana tenha sucesso. Ela patenteou sua própria forma de produção de novas variedades híbridas, e está apostando que seus produtos não enfrentarão a mesma oposição que os transgênicos de multinacionais como a Monsanto.

Os híbridos, produzidos pelo cruzamento de variedades diferentes, são amplamente usados na agricultura já que costumam ser mais vigorosos e produzem safras maiores. Para criar os híbridos, os cultivadores devem impedir que as "plantas pais" polinizem a si mesmas. Fazer isto manualmente exige muito trabalho e é caro, de forma que os plantadores preferem usar linhas de machos estéreis que não podem produzir pólen.

Mas existem poucos, quando existem, machos estéreis naturais em qualquer espécie. E depender de apenas um torna a plantação vulnerável à doença, como os Estados Unidos descobriram nos anos 70 quando seu milho híbrido, produzido a partir de uma linha "Texas" de macho estéril, foi devastado por um fungo. Assim os pesquisadores se voltaram para a engenharia genética. Gigantes da biotecnologia como Aventis criaram novas linhas de macho estéril de milho, colza e chicória, geralmente adicionando um gene bacteriano chamado barnase, que é ativado apenas nas células produtoras de pólen, bloqueando a produção de pólen ao quebrar o RNA.

Agora a Avestha Gengraine, de Bangalore, recebeu uma patente americana para uma técnica rival para produção de linhas de machos estéreis, que emprega um fenômeno curioso chamado edição de RNA. Em algumas plantas, a mitocôndria produtora de energia das células altera a seqüência genética dos RNAs codificados por alguns genes mitocondriais antes de serem usados como modelo para produção de proteínas. Isto acontece com o gene nad9, que responde por uma proteína mitocondrial chave.

A Avestha adiciona o gene nad9 da crucífera Arabidopsis thaliana ao núcleo das células de arroz, juntamente com uma seqüência que diz à célula para transportar a proteína nad9 resultante para a mitocôndria. Como o RNA dos genes nucleares não é editado, esta proteína é falha e interrompe a produção de energia na mitocôndria. Como resultado, as plantas não produzem pólen.

Imagina-se que as mutações em muitas plantas machos estéreis naturais interrompam a produção de energia de forma natural. Para a produção comercial de sementes, a fertilidade pode ser restaurada nas plantas da Avestha adicionando a versão "antisense" do gene nad9 ao núcleo.

A empresa alega que a técnica, testada no arroz basmati, pode reduzir pela metade o tempo necessário para a criação de novas variedades híbridas de cereais, frutas e legumes, reduzindo assim o preço das sementes. Uma grande variedade de linhas com macho estéril também reduzirá a suscetibilidade das plantações híbridas a doenças e pestes, disse o chefe da Avestha, Villoo Morawala Patell.

Ela está confiante de que os híbridos transgênicos da empresa não enfrentarão a mesma oposição na Índia que outras plantas transgênicas. "Quando eu fundei a empresa, eu a posicionei deliberadamente como uma empresa doméstica capaz de gerar propriedade intelectual para a Índia e apoiar a agricultura local."

Mas em 1993 a agência nacional de pesquisa da França, a Cnrs, patenteou um método semelhante para produção de plantas com machos estéreis. A Cnrs permitiu que a patente expirasse em 2000, disse Armand Mouras, um dos pesquisadores, pois a oposição às plantações transgênicas na Europa fez com que ninguém quisesse licenciar o método.

George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home