Cientistas britânicos pesquisarão pessoas que 'saíram do corpo'

Por Jeremy Lovell

MANCHESTER, Grã-Bretanha (Reuters) - Cientistas que investigam fenômenos paranormais disseram na quarta-feira esperar descobrir de uma vez por todas se a mente pode ou não se desligar do corpo no limiar da morte.

O estudo proposto inclui a entrevista com pessoas que sobreviveram a paradas cardíacas para saber se elas experimentaram "viagens" para fora do corpo no momento em que estavam na mesa de operações.

"Durante um ano, esperamos entrevistar cem pessoas que dirão ter deixado seus corpos", afirmou o neuropsiquiatra Peter Fenwick, durante o encontro anual da Associação Britânica para o Progresso da Ciência.

Os pesquisadores pretendem pedir que 25 hospitais coloquem objetos especiais na área de suas unidades cardíacas.

Cada sobrevivente de parada cardíaca que afirmar ter saído para fora do corpo seria questionado sobre esses objetos. As pessoas que descrevem esse tipo de experiência contam geralmente ter ficado na sala de operações pairando sobre seu corpo e observando os esforços da equipe médica para reanimá-la.

"Se eles tiverem realmente notado esses objetos quando o cérebro não está funcionando, então isso provará que a mente pode funcionar fora do corpo", disse.

Fenwick, especializado em pesquisas sobre o limiar da morte, afirmou haver muitos relatos sobre a saída do corpo, mas poucos dados concretos a respeito.

"Essas pessoas (que dizem sair do corpo) parecem ter conseguido ver as coisas. As pessoas falam sobre uma 'visão mental"', afirma.

Mas o cientista reconhece que, se ninguém notar os objetos colocados nas salas de operação, isso provaria que os relatos não passam de uma ilusão.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home