Saiba mais sobre o aneurisma cerebral

Da Redação
Em São Paulo

Dores de cabeça repentinas, principalmente durante esforço físico, podem ser sinal de aneurisma cerebral. Segundo o neurocirurgião Marcos Maldaum, a doença consiste no rompimento de vasos sanguíneos. Fumantes e hipertensos têm mais chance de desenvolver o mal.

O caso famoso mais recente de aneurisma é o da deputada federal Francisca Trindade, que sofreu ruptura da artéria cerebral e morreu aos 37 anos, na última semana. Maldaum afirmou que o aneurisma não dá sinais claros até que o paciente tenha conseqüências mais graves. Por isso, segundo o neurocirugião, é necessário conhecer a doença e seus sintomas.

"Os aneurismas cerebrais se formam a partir de uma fragilidade dos vasos internos da cabeça, resultando em uma dilatação que pode se romper. Cerca de 30% dos pacientes que sofrem o rompimento não sobrevivem. Os demais, tanto podem se recuperar gradativamente, sentindo uma leve dor de cabeça, até entrar em coma profundo", afirmou Maldaum.

De acordo com o neurocirurgião, o aneurisma cerebral geralmente atinge adultos com em torno de 40 anos. "A história clínica desses pacientes consiste em dor de cabeça súbita, durante atividade física, podendo levar à perda da consciência. Fumantes têm mais chances de formar um aneurisma. Os hipertensos -e ainda hipertensos fumantes- correm mais riscos ainda de ter sangramentos do aneurisma. Diante de uma história sugestiva ou suspeita clínica, o paciente deve imediatamente procurar seu médico e investigar a possibilidade de ter tido uma hemorragia decorrente da ruptura do aneurisma", diz Maldaun.

Segundo o diretor de uma clínica de diagnósticos de São Paulo, Marcelo Secaf, o melhor exame para investigar os aneurismas é a ressonância magnética dos vasos sangüíneos do cérebro. "Até os aneurismas bem pequenos, com cerca de três milímetros, podem ser facilmente diagnosticados".

Secaf afirma que, normalmente, quando ocorre algum caso de aneurisma, é comum que outros membros diretos da família realizem o exame para afastar qualquer possibilidade de um acidente repentino. "Há muitos casos de pessoas que fazem tomografia computadorizada ou ressonância magnética cerebral por outros motivos e acabamos encontrando aneurismas que ninguém suspeitava".


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home