Os afrodisíacos são uma grande mentira

E-mail: Oswaldo M.Rodrigues Jr


Na busca do sucesso sexual e da fertilidade: a lua e, tudo que existe abaixo dela, passou a ter sentido afrodisíaco. Neste início de milênio, temos visto aumentar muito a apresentação de substâncias "afrodisíacas". Pode-se até comprar pelo correio... As farmácias têm vários destes "remédios". Revistas, anúncios em outdoors buscam vender o sonho de um sexo melhor e que supere os problemas do casamento!

O afrodisíaco é uma comida, bebida, droga, perfume ou objeto, assim afirmam os seus vendedores, que promovem a excitação ou o desejo de sexo.

Definições mais abrangentes incluem produtos que melhoram o desempenho sexual de uma pessoa. Muitos elementos integram a lista dos afrodisíacos: adrenalina, licores, escalopes, moscas de frutas, partes de animais (especialmente os difíceis de serem apanhados), aromas exóticos, e quase tudo que contém álcool...

Afrodite

O nome vem da deusa grega Afrodite: deusa do amor físico, da beleza. Como Afrodite nasceu do mar, muitos alimentos de origem marinha têm recebido reputação de afrodisíaco: ostras, anchovas...

Associações e sociedades médicas e sexológicas afirmam que as substâncias que alegadamente produzem efeitos sexuais, não trazem nenhuma prova científica para que o efeito ocorra. Nesse aspecto, não servem para tratar qualquer tipo de disfunção sexual.

Tempos ancestrais

Há mais de 5000 anos, culturas humanas buscam a melhoria do desempenho sexual através de plantas, drogas e magia. Mesmo que existam provas de que os afrodisíacos não sejam efetivos e, algumas vezes até perigosos, as pessoas ainda continuam a procurar estas substâncias para alcançar o sucesso sexual.

Existem alguns princípios para desmistificar algumas visões culturais sobre afrodisíacos. Algumas vezes a reputação lendária da substância é muito óbvia em sua falsidade. É fácil imaginar como é que órgãos sexuais de animais (bodes e coelhos) são considerados afrodisíacos, quando são associados à reprodução e capacidade de grande fertilidade, e passam a gozar de um status de auxílio amoroso em várias culturas.

Pimentas, curry, comidas carregadas de especiarias e temperos têm a reputação de serem afrodisíacos. Muitas vezes devido ao efeito fisiológico: aumento das batidas do coração, suor... que são similares aos sinais de excitação sexual e a maneira como muitas pessoas se sentem durante a atividade sexual.

Chocolate já foi considerado afrodisíaco

Algumas comidas foram glorificadas como afrodisíacos por serem raras ou misteriosas... O chocolate foi considerado afrodisíaco por alguns séculos, até que passou a ser comum na cultura ocidental.

Muitos povos antigos acreditavam na "lei da similaridade", o que os faziam crer que objetos semelhantes aos órgãos genitais teriam efeitos sexuais. Então sabemos do ginseng, o chifre do rinoceronte e as ostras, para citar alguns clássicos...

O "poder" do ginseng

Ginseng é uma palavra chinesa que significa raiz do homem. A reputação de afrodisíaco deve advir da similaridade que a raiz tem com a forma de um corpo humano. Há séculos que esta raiz é usada como revigorante na China, Coréia, Tibete, Indochina e Índia. Esta raiz tem um efeito estimulante fraco, igual ao café. Alguns estudos chegaram a demonstrar algum efeito sexual em animais pequenos de laboratório, mas nenhum efeito em humanos foi demonstrado até o momento.

O poder do chifre

A similaridade do formato do chifre do rinoceronte com o pênis é o que lhe deu a reputação mundial de aumentar o desejo de sexo. O chifre contém uma porção significante de cálcio e fósforo. Numa dieta pobre nestas substâncias conduz ao maior vigor físico e possível melhoria do interesse sexual.

Não existem provas de que o chifre do rinoceronte, o ginseng ou as ostras tenham algum efeito sobre a reação sexual humana. Será que temos alguma comida que realmente possa ser considerada afrodisíaca?

Pensamento é o maior afrodisíaco

Muitos pesquisadores e sexólogos já afirmaram e continuam afirmando que o pensamento é o maior afrodisíaco que existe. Quando se fala que uma comida é afrodisíaca, quem estiver comendo já passará a se predispor ao efeito afrodisíaco.

As expectativas começam a ser criadas, a pessoa pensa sobre o que pode ocorrer e a própria fantasia da pessoa assume o controle e os efeitos ocorrem. Efeitos sexuais acontecem quando supomos que uma comida ou bebida tem efeitos sexuais. Os efeitos acontecem porque desejamos que aconteçam.

Outra questão importante na substância "afrodisíaca" é que ela pode não produzir efeitos sexuais específicos, mas pode alterar o humor e fazer com que a pessoa sentindo-se melhor, apresente desejo e disposição sexuais. Um exemplo é o álcool, o qual muitos chegam a chamar de "lubrificante social".

O álcool é bebido por muitas razões: relaxar, diminuir ansiedade, ganhar autoconfiança, passar por cima de depressão... O álcool pode parecer um afrodisíaco em pessoas ansiosas que o tomem para ficarem mais relaxadas...

O álcool é um depressor que traz a sensação de melhorar o desejo, mas que destrói o desempenho (William Shakespeare já havia escrito isto há mais de 300 anos numa peça de teatro...). Com o excesso o álcool destrói o desejo também..

Afrodisíacos podem matar

Não pense que os afrodisíacos são inofensivos. Várias das substâncias afrodisíacas podem até matar, dependendo da quantidade que é usada e por quanto tempo é usada.

Vejamos a chamada "mosca espanhola", a cantárida. Este é um dos mais antigos e lendários afrodisíacos. O pó, ou líquido, vendido em muitos lugares, é feito de um besourinho seco. Muitos homens que o usam vão falar de sensações genitais, sexuais, e de uma melhoria das condições eréteis... Isto é causado por uma irritação urogenital que provoca maior afluxo, de sangue para a região genital e base peniana. Óbvio não estamos falando de uso em uma única vez, mas de uso contínuo e prolongado.

Procure um especialista

Se a pessoa está procurando um afrodisíaco para resolver um problema sexual, o melhor caminho é encontrar um especialista que auxilie a resolver de fato o problema. Crer no profissional e entregar-se, é o grande passo para não mais ter problemas sexuais. A vergonha que impede a procura do especialista, imaginar saídas mágicas ou apenas ficar na tentativa com poções e drogas com efeitos duvidosos não será o melhor caminho...

Oswaldo M. Rodrigues Jr: Psicólogo formado pela Universidade São Marcos, dedica-se às questões da sexualidade desde 1984. Prestou serviços de Terapia Sexual ao Instituto H. Ellis, para o qual dirigiu a equipe de psicologia e terapia sexual e participou da coordenação dos cursos de Terapia Sexual e o de Especialização Livre em Sexualidade - em prol dos cursos de posgraduação em Educação Sexual e Terapia Sexual, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

Fone/fax 55 (11) 3666-5421
www.oswrod.psc.br

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home